WHATSAPP DA CLUBEClique e entre no grupo de notícias da Rádio Clube

Seminário sobre autismo será realizado nesta segunda-feira em Blumenau

O Seminário “Transtorno do Espectro Autista – conhecer para incluir” acontece nesta segunda-feira, dia 13, na Câmara de Vereadores de Blumenau, das 13h às 18 horas, no plenário da Casa Legislativa. O evento é gratuito e é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e da Comissão de Defesa dos direitos da pessoa com deficiência, em parceria e com o apoio do Legislativo blumenauense, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller.

O objetivo geral do seminário é desenvolver uma reflexão sobre o que se entende por Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas patologias correlatas, assim como debater ações de inclusão.

A programação contará com a palestra “Transtorno do espectro autista: diagnóstico, família, conscientização e inclusão”, que será ministrada por Simone Gadotti, coordenadora do Projeto Ágape, um grupo que prepara e capacita cerca de 30 adolescentes autistas para o mercado de trabalho. Simone é mãe de Nicolas e Brunno, de 13 e 17 anos, ambos diagnosticados com autismo, e isso a motivou a ser voluntária e ativista da inclusão desde 2013.

Também haverá a palestra intitulada “Inclusão social e escolar: princípios pautados nos direitos humanos e no modelo social da deficiência”, e terá como ministrante a psicóloga e doutora em Psicologia, Ana Carolina Wolff Mota, que tem trabalhado profissionalmente com o autismo desde 1995.

Os interessados em participar do seminário deverão se inscrever na página de eventos da Escola do Legislativo da Alesc, que pode ser acessada por meio deste link escola.alesc.sc.gov.br/eventos. São 100 vagas disponíveis. O seminário terá carga horária de cinco horas e os participantes receberão certificados. As dúvidas e mais informações também poderão ser obtidas com a Escola do Legislativo local, através dos telefones (47) 3231-1515 ou 3231-1537 ou ainda com a Escola da Alesc nos telefones (48) 3221-2952 ou 3221-2898.