WHATSAPP DA CLUBEClique e entre no grupo de notícias da Rádio Clube

‘Pessoas com sintomas devem usar’, recomenda infectologista após flexibilização das máscaras em SC

O infectologista Dr. Ricardo Freitas disse nesta segunda-feira, 14, durante entrevista ao Jornal da Manhã, que pessoas com sintomas de doenças respiratórias devem usar máscaras. A declaração foi dada após o Governo de Santa Catarina flexibilizar o uso da proteção em todo estado.

>> Receba informações de Blumenau e região no seu WhatsApp

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O médico disse ainda que cada pessoa deve ter consciência sobre a doença e evitar a propagação. “A máscara é um equipamento de proteção individual, então, neste momento da pandemia, nada mais justo do que a situação ficar individualizada. Cada um usa conforme a sua necessidade ou segurança”, disse Freitas.

Covid-19 em SC

Santa Catarina já registrou 1.647.470 casos confirmados de Covid-19, dos quais 1.617.640 estão recuperados e 8.273 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 13. O novo coronavírus causou 21.557 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,31%.

Em comparação com o dia anterior, diminuiu em 752 o número de casos ativos e houve 3 óbitos adicionais registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 365 e outras 1.114 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

Flexibilização

O decreto que traz novas regras em relação ao uso de máscaras em Santa Catarina foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado, dia 12. Na prática, o que era obrigatório se torna uma recomendação de saúde pública. A liberação reflete as decisões de gestão que foram tomadas desde o início de março de 2020 e que permitiram um cenário epidemiológico estável.

O decreto traz a vacinação como a principal ação de enfrentamento à Covid-19 e reforça medidas de prevenção necessárias para conter a disseminação do coronavírus.

Ouça a entrevista:

Leia também:

>> Egídio Beckhauser demonstra surpresa com cassação de mandato: ‘Vamos recorrer’

>> Violência no trânsito: pelo menos quatro pessoas morrem em acidentes no Vale do Itajaí

>> Vereador de Blumenau acusa colega de manter ‘funcionário fantasma’ em gabinete