APP DA CLUBEClique e baixe o novo app da Clube para sistema Android

Hospital Dia do Pulmão anuncia expansão orçada em R$ 5 milhões

Transformação é a palavra de ordem do Hospital Dia do Pulmão em 2017. Para celebrar seus 35 anos de história junto à comunidade blumenauense, a unidade de saúde iniciou no segundo semestre um projeto de expansão que visa agilizar processos e melhorar a infraestrutura de atendimento à população. Os recursos, na casa dos R$ 5 milhões, serão destinados a obras como, por exemplo, a ampliação do local — que terá 1,4 mil metros quadrados a mais para o fluxo de pessoas. A previsão é de que as mudanças comecem a ganhar forma em setembro, mês que marca o aniversário do hospital.

Segundo o diretor da unidade, Dr. Mauro Kreibich, hoje são realizadas cerca de cinco mil consultas por mês. Ao todo, são 18 médicos e 64 funcionários somente na área respiratória, responsável pela maior demanda de trabalho. “A expansão da estrutura física implica no incremento da equipe técnica. O projeto agregará mais serviços e especialistas ao quadro, o que vai tornar o atendimento mais abrangente e rápido para nossos pacientes”, adianta o médico.

Outros investimentos

Desde o início do ano, o Hospital Dia do Pulmão — destaque como um dos 12 centros Nacionais de Referência da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) — tem investido também na otimização de sua estrutura e equipe pensando na temporada de inverno.

Nos equipamentos foram acrescentados mais um pletismógrafo, que possibilita o estudo avançado da função pulmonar, e o IOS, equipamento que mede a resistência das vias aéreas, especialmente em crianças e idosos que têm naturalmente dificuldades para a realização dos exames respiratórios. Na área da pneumologia pediátrica, os sete profissionais da equipe também têm à disposição novo equipamento para o teste do suor, imprescindível para o diagnóstico da mucoviscidose, patologia responsável por quadros respiratórios recorrentes nas crianças.

Para o diagnóstico da tosse crônica, que é a terceira maior causa de procura aos consultórios, foi providenciado o terceiro aparelho de phmetria, importante para diagnosticar quadros respiratórios como a tosse crônica e episódios asmatiformes, ocasionados pelo refluxo gastroesofágico nos adultos e crianças.

A área da endoscopia teve atualização da videoendoscopia pulmonar, fundamental para o diagnóstico invasivo das patologias respiratórias e do incremento do endoscópio rígido imprescindível para eventos como a aspiração de corpos estranhos. A área dos distúrbios do sono incorporou mais um aparelho de poligrafia, que executa exame ambulatorial para o diagnóstico das alterações do sono.

Laboratório e sala de vacinas: excelência atestada

O Hospital Dia do Pulmão é uma das 12 instituições no Brasil e a primeira de Santa Catarina a receber a certificação da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) em Laboratório de Função Pulmonar. O laboratório realiza exames que permitem o diagnóstico e a quantificação dos distúrbios e doenças respiratórias, com utilização destacada no controle e detecção dos riscos ocupacionais respiratórios. A certificação da SBPT reconhece o laboratório do Hospital Dia do Pulmão como referência também para treinamento de técnicos e aplicação da prova para certificação de técnico em espirometria. “É um atestado de qualidade e segurança do nosso laboratório, uma vez que cumprimos todos os rigorosos critérios estabelecidos pela SBPT”, afirma Kreibich.

Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação. Um dos serviços mais recentes do hospital é o primeiro Centro de Pesquisa Clínica Privado em Doenças Respiratórias de Santa Catarina (SC), já em plena atividade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *