WHATSAPP DA CLUBEClique e entre no grupo de notícias da Rádio Clube

Criança de Blumenau está internada na UTI com suspeita de Dengue

A Dengue segue gerando preocupação e alerta em Blumenau. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, uma criança está internada em UTI na cidade com suspeita da doença. Além disso, duas mortes registradas nesta semana estão em investigação.

Segundo o último boletim divulgado pelo município, são mais de 1,4 mil casos confirmados da doença na cidade. As autoridades de saúde alertam para os cuidados com a prevenção.

>> Receba informações de Blumenau e região no seu WhatsApp

Foto: Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau

Até agora, Blumenau totaliza um óbito por Dengue no município. Dois óbitos estão em investigação e tiveram material genético enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)

Na última segunda-feira, 9, Blumenau foi incluída na lista de cidades com epidemia de dengue em Santa Catarina. A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Em Blumenau, essa confirmação veio porque o município ultrapassou a marca de 1.050 casos confirmados da doença.

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Leia também:

>> Eleições 2022: mudança coloca André Espezim como candidato a deputado Federal

>> Entidades empresariais do Vale encaminham nota de repúdio ao DNIT

>> Lei que reduz ICMS do leite e de alimentos em Santa Catarina já está em vigor