WHATSAPP DA CLUBEClique e entre no grupo de notícias da Rádio Clube

Como será o Outono no Vale do Itajaí; frio deve chegar mais cedo

O outono começou oficialmente neste domingo, dia 20. De acordo com o AlertaBlu, a estação é caracterizada por apresentar uma diminuição nos volumes de chuva em relação ao verão e, também, por apresentar temperaturas médias menores. A chuva que antes ocorria, sobretudo, devido ao calor, agora passa a ocorrer principalmente devido a atuação de sistemas meteorológicos.

Apesar da diminuição dos volumes de chuva em relação ao verão, chuva com volumes expressivos e temporais isolados ainda podem ocorrer em qualquer época do ano, inclusive no outono. Ao longo da estação, as primeiras massas de ar frio de origem polar ingressam sobre o Vale do Itajaí trazendo sensação de frio mais acentuado, principalmente a partir do mês de maio.

>> Receba informações de Blumenau e região no seu WhatsApp

Foto: João Victor Góes/Rádio Clube

Para 2022, de acordo com o AlertaBlu, a previsão climática indica que o fenômeno La Niña continuará atuando no outono, mas perdendo intensidade gradualmente no decorrer da estação.

Os efeitos devem ser sentidos durante boa parte do trimestre de 2022, uma vez que a tendência é de que a chuva fique próximo a abaixo da média. No início da estação a chuva ocorre de forma frequente.

Ao longo de abril e maio, a tendência é de que a chuva fique mais irregular e com acumulados menores. Dias de chuva causadas pela passagem de sistemas meteorológicos se alternam com dias de tempo firme e predomínio do sol.

Temperaturas

Com relação às temperaturas, a tendência é de que a temperatura fique próximo a média climatológica para época. O outono de 2022 será marcado por dias de grande amplitude térmica, ou seja, os dias devem amanhecer com temperaturas mais baixas e mais altas às tardes.

Neste ano, ainda, espera-se que as primeiras massas de ar frio cheguem um pouco mais cedo devido a influência da La Niña ainda atuante na estação. Além disso, é comum durante a estação a ocorrência de veranicos, que é quando ocorrem dias consecutivos temperatura acima da média dentro do período mais frio, principalmente nos meses de maio e junho.