Centro de atendimento pós-covid começa atender no Hospital Universitário nesta quinta-feira

O Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE), atenderá pacientes com sequelas após o contágio pelo novo coronavírus, os chamados “sintomas pós-covid”. A estrutura funcionará no Hospital Universitário, localizado no Campus 5, no bairro Fortaleza Alta. Todos os serviços serão ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e atenderá pacientes de Blumenau e de outros 14 municípios da região.

A instalação desse ambulatório especial foi feita a partir de um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Blumenau com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

A equipe técnica responsável faz um cadastramento e monitoramento dos pacientes considerados curados, mas que apresentam sequelas relacionadas a doenças pulmonares e sequelas cardíacas, com as arritmias. O acompanhamento também tem o objetivo de minimizar complicações de outras doenças que podem ser afetadas pelas sequelas da Covid-19.

O espaço terá capacidade para atender até 65 pacientes todos os meses e oferecerá atendimento multidisciplinar para auxiliar nos tratamentos.  O acesso aos serviços do ambulatório especial deve ser feito por meio das unidades de saúde ou hospital para garantir a regulação do SUS. 

Apenas será feito o encaminhamento de pessoas que apresentarem sequelas, após consulta médica para verificar necessidade dos serviços do centro de atendimento pós-covid.

Fonte: FURB

Foto: Divulgação/Furb

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *