CDL 55 anos: como a entidade transformou o comércio de Blumenau

Nesta quinta-feira, 22, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau completa 55 anos. Hoje com mais de 2,3 mil associados, o Clube de Diretores Lojistas, como era chamado na época, começou com 17 adesões. A reunião realizada na noite de 1966 foi feita no Clube Blumenauense de Caça e Tiro, no Vorstadt.

O primeiro presidente, Alfred Freshel, era proprietário do mercado de automóveis Casa do Americano. Além dele, outras cinco pessoas faziam parte da diretoria. No ano seguinte, o Clube recebeu o título de Utilidade Pública pela primeira vez, atribuído a entidades sem fins lucrativos para reconhecer os serviços prestados à sociedade.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi um dos principais motivos para criação da entidade, assim como segue sendo um dos serviços mais importantes prestados por ela. Porém, desde o início a CDL tinha outros objetivos traçados.

Entre eles estava aproximar os lojistas, criando um sistema de colaboração e cooperação. Uma troca de ideias que possibilita ações conjuntas para problemas em comum. A cobrança das autoridades também sempre fez parte da veia da Câmara.

“Ao longo destas mais de cinco décadas, mudamos, crescemos e evoluímos para acompanhar as constantes transformações do nosso comércio e da nossa cidade. Contudo, sem perder nossa essência, respeitando nossos valores e focados em nossa missão: ser uma entidade forte e atuante para fortalecer e atender aos interesses dos nossos associados e da comunidade”, comenta o atual presidente Eduardo Sousa, da Duca Móveis.

Para Duca, o período de pandemia foi de transformação para o comércio blumenauense, assim como em outros momentos de enchentes e catástrofes naturais. “Nosso povo tem esse viés no sangue, já recuperamos a cidade outras vezes. Estamos com números bons nesse momento de retomada econômica”.

Histórico de transformação

A atuação em capacitação também é um forte da entidade. Só nos últimos cinco anos, 21.770 pessoas participaram de cursos, treinamentos e palestras oferecidas pela CDL Blumenau. O número inclui não apenas associados, mas toda a comunidade.

Além de cursos, convênios, campanhas e eventos, a CDL Blumenau também se destaca pelas conquistas para o comércio da cidade. Entre eles a reurbanização da rua XV de Novembro e a revitalização de uma construção que faz parte do patrimônio histórico, hoje Alameda Haus.

A CDL Blumenau já realizou uma convenção nacional em 1992 e estaduais em 1970, 1980, 2005 e 2013. Atualmente, a sede da entidade fica na principal rua da cidade, a XV de Novembro, no Shopping H.

Iniciativas como o investimento no turismo de compras também são pontos fortes da entidade, que se considera pioneira no campo. Assim como na participação do comércio no processo promocional de turismo da cidade. Movimento esse que Duca quer retomar.

“Precisamos voltar com o turismo de compras. Quando os ônibus vinham para o Centro de Blumenau e os visitantes movimentavam nossos restaurantes e hotéis”, opina.

Vale ressaltar que nem todos associados da CDL são lojistas. O quadro conta também com centros comerciais, prestadores de serviços, shoppings, microempreendedor individual (MEI) e profissionais liberais.

Ações de aniversário

Para celebrar os 55 anos, a CDL Blumenau organizou ações desde o início de 2021. Além de distribuir brindes para a imprensa e para os colaboradores da entidade, a Câmara irá contar a história, reforçando momentos históricos, a importância do associativismo e relembrando fotos antigas do comércio blumenauense.

A partir de agosto, a trajetória da CDL será contada em uma exposição itinerante. Ela irá passar pelos shoppings da cidade, instituições de ensino e pela Fundação Cultural de Blumenau.

Um vídeo contando e mostrando toda a história também deve ser lançado em breve, mostrando as transformações das últimas cinco décadas e trazendo depoimentos de associados.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *