Blumenau torna-se a 16º cidade mais inteligente do Brasil e 4º da região Sul

Os dados do 7º ranking brasileiro de cidades inteligentes, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, avalia 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país. A avaliação foi realizada no período de julho de 2020 a junho de 2021. 

No ranking nacional, Blumenau atingiu a 16ª posição. E na região Sul, assume o 4º lugar como município mais bem classificado com 100 a 500 mil habitantes.  

Esse conceito de cidade inteligente considera o desenvolvimento dos municípios a partir das relações e parcerias entre diversos agentes do município, públicos e privados, que atuam de forma integrada para o desenvolvimento da cidade em diferentes frentes.

“Isso dá uma medida do quanto a cidade tem investido. É o resultado de uma priorização em facilitar a vida do cidadão por meio da tecnologia”, explica Paulo Costa, secretário de Gestão Governamental.

 As áreas que se destacaram com melhoras significativas e impactaram no resultado final de Blumenau no ranking, estão a mobilidade urbana, economia e governança. “No ano passado nós tivemos o programa ‘Juros Zero’, o plano de retomada da economia, e também o decreto municipal que facilitou a vida dos MEIs. O município investiu e continua investindo nas ciclovias, ultrapassamos os 100 km de malha cicloviária. E, além da ciclovia, o município investe muito forte na ampliação das calçadas, detalha o secretário de Gestão Governamental.

Ainda de acordo com o secretário, o próximo passo do município é avançar nos próximos dois anos para conquistar o 10º lugar como uma das cidades mais inteligentes do Brasil. Para isso, está em fase de finalização até o final do ano plano estratégico “Blumenau Cidade Inteligente” com o objetivo de mapear as áreas que a cidade pode avançar e melhorar o desenvolvimento.

Foto: Divulgação / PMB

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *