WHATSAPP DA CLUBEClique e entre no grupo de notícias da Rádio Clube

Blumenau celebra o Bicentenário do naturalista Fritz Müller

Na manhã desta quinta-feira, 31, Blumenau promoveu uma série de atividades junto ao Museu Müller em homenagem aos 200 anos do nascimento do naturalista e pesquisador, Fritz Müller. Entre as ações foi realizada a assinatura do documento que oficializa a intenção de Blumenau em se tornar cidade irmã de Erfurt, que é a capital do Estado de Turíngia, na Alemanha.

>> Receba informações de Blumenau e região no seu WhatsApp

Foto: Michele Lamin

A abertura contou com a presença de convidados ilustres, como o cônsul-geral da Alemanha, Dr. Milan Andréas Simandl; cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Dra. Susanne Klemz Adam; cônsul honorário do Reino Unido em Santa Catarina, Michael Delaney e o pesquisador Luiz Roberto Fontes. Celebrando as homenagens ao naturalista, presença da tataraneta de Fritz Müller, Sra. Melita Bona.

Entre os destaques no evento, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), o prefeito oficializou o chamamento público pra a revitalização do Museu Fritz Müller, com o objetivo de convidar organizações sociais interessadas em apresentar propostas para a gestão museológica do local, que fica na Rua Itajaí, 2195, no bairro Vorstadt.

Por meio de edital, a proposta é de transformar o museu em um centro de referência para a memória da história natural, bem como à memória do naturalista alemão radicado em Blumenau, além de preservar e proteger o patrimônio material e imaterial a ele vinculado. Na prática, busca desenvolver formas inovadoras de utilização do espaço.

Na cerimônia, a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau entregou aos convidados ilustres certificados “Amigo da Cultura” pela passagem do Bicentenário do naturalista. A Comenda “Mérito Cultural de Blumenau” também foi entregue ao pesquisador Dr. Luiz Roberto Fontes e a bisneta de Fritz Müller, Melita Bona.

Dois artistas envolvidos com as questões culturais da cidade, em especial relacionadas à Fritz Müller, também receberam homenagens. Reynaldo Wilmar Pfau, interpreta o personagem Fritz Müller e o artista plástico Luiz Bernardes, compôs a obra de arte instalada no jardim do museu e no Mausoléu da Família Müller.

Foto: Michele Lamin

Além disso, o Rotary Club de Blumenau Fritz Müller se comprometeu a revitalizar o jardim do museu, incluindo restaurar e reativar a estação de energia e aquecimento solar. Fechando as homenagens, o Município realizou a entrega de um monumento, instalado no museu, em homenagem aos 200 anos de Fritz Müller.

Leia também:

>> Jovem suspeito de recolher cachorros de rua para torturar e matar é preso em SC

>> Articulação pré-eleição provoca mudanças na Prefeitura e Câmara de Blumenau

>> Homem sobrevive após ser atingido por onze disparos de arma de fogo em Indaial