Rádio Clube De Blumenau Prefeitura de Blumenau confirma que não antecipará segunda dose de AstraZeneca ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 17 de setembro de 2021 -

Prefeitura de Blumenau confirma que não antecipará segunda dose de AstraZeneca

Nesta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Blumenau confirmou que não irá antecipar a segunda dose da vacina da AstraZeneca. A possibilidade vinha sendo sondada nos últimos dias, após uma recomendação do Ministério da Saúde.

O prazo entre as duas doses, de 12 semanas, poderia ser antecipado para dez. A orientação surgiu a partir da possibilidade de conter o avanço da variante Delta. Porém, como reforçado pelo município, não se trata de uma obrigação.

“Como já temos todo agendamento de segunda dose organizado e como esse intervalo de 12 semanas não trará prejuízos às pessoas que forem vacinadas, vamos manter essa data para quem já tomou”, explicou a nota.

Segundo a prefeitura, o envio das segundas doses por parte do governo do estado também segue um prazo de 12 semanas. Com a antecipação, haveria o risco de não haver doses suficientes.

Ainda nesta quarta Blumenau sofreu com a possibilidade de ficar sem doses para novos agendamentos de primeiras doses. Porém, o governo estadual anunciou que enviará vacinas da AstraZeneca que estavam guardadas para segunda dose.

A prefeitura também ressaltou que, caso haja uma nova orientação do Ministério da Saúde, os prazos podem ser revistos. A Pfizer segue com intervalo de 12 semanas entre as doses enquanto a Coronavac é de 28 dias.

Confira a nota na íntegra

Uma das principais perguntas que recebemos nas redes sociais nos últimos dias foi:
A SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA SERÁ ANTECIPADA?

E a gente responde:
NÃO.

Explicamos:
Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca já deixou a Vila Germânica com a segunda dose agendada. Esse intervalo de 12 semanas segue sendo recomendado pelo Ministério da Saúde. Reforçando que a antecipação para 10 semanas é uma RECOMENDAÇÃO, não uma obrigação.

Como já temos todo agendamento de segunda dose organizado e como esse intervalo de 12 semanas não trará prejuízos às pessoas que forem vacinadas, vamos manter essa data para quem já tomou. Além disso, o prazo para envio da segunda dose, por parte do Governo do Estado, segue sendo de 12 semanas. Ou seja, uma antecipação agora é risco de não se ter doses suficientes.

E PARA QUEM FOR SE VACINAR AGORA?

A partir do dia 21 de julho, quem tomar a AstraZeneca terá intervalo de 10 semanas. Isso porque a partir dessa data o intervalo para a chegada da segunda dose também será de 10 semanas.

Em caso de nova orientação por parte do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Blumenau pode rever novamente esses prazos.

Lembrando ainda que os intervalos para a Pfizer/BioNtech segue de 12 semanas e o da Coronavac/Butantan segue de 28 dias.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?