Rádio Clube De Blumenau Blumenau registra uma morte e 136 novos casos neste domingo ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 17 de setembro de 2021 -

Blumenau registra uma morte e 136 novos casos neste domingo

Neste domingo, 14, Blumenau soma 353 óbitos por Coronavírus, com o falecimento de mulher de 85 anos, residente na cidade. Portadora de comorbidades, internada desde quarta-feira, 10, em enfermaria, com o resultado positivo para a Covid-19 realizado no dia 13 de março.

Neste domingo, Blumenau também registrou 136 novos casos da Covid-19. Destes, um paciente foi diagnosticado por meio de teste tipo RT-PCR, três por meio de testes rápidos e 132 de antígeno, além de dois pacientes pelo método sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.

Com os novos casos, Blumenau soma agora 44.998 confirmados, com 42.941 pacientes já recuperados e um saldo de 1.704 pacientes em tratamento. Destes, 53 estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 58 na enfermaria e 1593 em tratamento domiciliar.

Testes realizados

A Prefeitura realizou 148.848 testes até agora para a Covid-19. Durante este domingo, nos hospitais o atendimento chegou à casa dos 418, sendo que 57 pacientes apresentaram síndrome gripal. Nos Fast-tracks (ambulatórios), foram realizadas 503 consultas (291 somente no Ambulatório de Referência na Vila Germânica), com 340 coletas de exames.

Investigação e internados

Dos casos em investigação, Blumenau está com 26 pacientes com quatro deles internados na UTI e 22 na enfermaria. Em relação aos internados, o município contabiliza um total de 70 pacientes na UTI, sendo 57 de Blumenau (53 confirmados e quatro em análise) e 13 da região (todos confirmados). A taxa de ocupação dos leitos reservados à UTI atingiu a casa dos 100%, sendo necessário o uso de quatro leitos de guerra.

O total de internados nas enfermarias chega a 101 pacientes, 80 deles de Blumenau (58 confirmados e 22 em análise) e 21 pessoas oriundas da região (17 confirmados e quatro em análise), sendo que a taxa de ocupação na enfermaria está em 57,1%.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Imunizações contra o Coronavírus 

Neste domingo, foram aplicadas 56 vacinas da primeira dose (15.123 imunizados até o momento). O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário André Motta Ribeiro.

Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação.

Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de WhatsApp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus.

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

GMT atua em cinturões noturnos

Desde o dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), retomou as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações são desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau.

O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais.

Oaumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.

Ambulatórios seguem com atendimento ampliado para casos suspeitos de Coronavírus

A Prefeitura de Blumenau segue com horário ampliado para o atendimento aos usuários com casos suspeitos de Coronavírus, tanto no Ambulatório do Parque Vila Germânica, quanto no Atendimento Rápido Covid-19 dos Ambulatórios Gerais (AG). O objetivo é garantir que o diagnostico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os pronto-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento está restrito às situações mais graves.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h à meia noite na Vila Germânica, no AG Fortaleza (Anexo ao Hospital Universitário da Furb), AG Velha, AG Itoupava e AG Garcia. Já no AG Escola Agrícola, o Rápido Covid-19 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Aos finais de semana, o Ambulatório da Vila Germânica, e os AGs Velha, Itoupava e Garcia atendem das 7h às 19h.

A orientação é de que casos suspeitos de Coronavírus, que apresentem coriza, tosse, febre com calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, falta de paladar ou olfato procurem atendimento médico nas unidades.

Confira onde buscar atendimento:

Segunda a sexta-feira – 7h às 24h:

Ambulatório Vila Germânica – Setor 3
AG Fortaleza (Anexo ao Hospital Universitário da Furb)
AG Velha
AG Itoupava
AG Garcia

Segunda a sexta, das 7h às 21h:

AG Escola Agrícola

Sábados e domingos, das 7h às 19h:

Ambulatório Vila Germânica – Setor 3
AG Velha
AG Itoupava
AG Garcia

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?