Rádio Clube De Blumenau Atividade lúdica estimula crianças a “viajar” por nove países ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 07 de maio de 2021 -

Atividade lúdica estimula crianças a “viajar” por nove países

Pelo menos duas vezes por semana, 13 crianças com idades entre seis e sete anos embarcam em uma viagem diferente pelo mundo do conhecimento de novas línguas e culturas. Na sala de aula, os pequenos estudantes pegam carona no Barão Airlines, que pretende visitar de maneira lúdica nove países que possuem o inglês como idioma oficial. A ação é uma maneira de estimular e facilitar o aprendizado do Ensino Bilíngue, uma tendência mundial, que insere mais de uma língua nas rotinas diárias dos aprendizes. “Todos os comandos são dados na língua inglesa. A compreensão das falas da professora já foram internalizadas e aos poucos as crianças também já estão introduzindo palavras e expressões durante a atividade”, conta a professora doBarão Bilíngue, Samantha Bernardo.

A divertida aula começa na sala da turma do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau (SC). A educadora apresenta uma bandeira e o nome do país, e assim inicia a viagem. As crianças carimbam um passaporte, para tornar a atividade ainda mais real. Com os “documentos” em mãos, eles embarcam nesta experiência até uma sala especial, com mapas, livros e outros recursos. No local, cada um pode apontar em qual continente e local do mapa acha que o país está. “Trabalhamos tanto com o mapa mundi quanto com o globo terrestre e isso ajuda a entenderem as dimensões dos países. Pequenas noções de cartografia já são entendidas, pois as crianças sabem que apesar das distâncias parecerem pequenas no mapa, são grandes quando viajamos”, acrescenta.

Quando a turma encontra o ponto exato do país no mapa, as crianças marcam a área com a bandeira e estacionam o avião, que simboliza o desembarque oficial. A professora conta que, após este “passeio lúdico”, eles dedicam mais três semanas a pesquisas de hábitos, aspectos geográficos, culinária e a cultura daquela região, como se realmente os pequenos estudantes estivessem lá, vivenciando o dia a dia daquela comunidade. “Tentamos trazer algo curioso, diferente e que possa ensinar e divertir ao mesmo tempo. Na Inglaterra, tomamos chá das cinco, no Canadá assistimos a um jogo de hockey, na Austrália surfamos em pranchas de verdade e agora na Índia já fizemos meditação”, explica.

As ações do Barão Airlines são realizadas semanalmente. A professora afirma que a atividade estimula as crianças a ampliar a interação social, a respeitar culturas diferenciadas e saber se expressar para dar opiniões sobre os novos conhecimentos. “Em conversa com os pais, soube que elas levam muito desse aprendizado. O mais gratificante é ouvir que quando eles crescerem, querem ir visitar determinado país que estudamos. Me sinto plantando uma sementinha para grandes desbravadores do mundo”, finaliza a professora.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?