Rádio Clube De Blumenau Horário de atendimento das salas de vacina é estendido nos sete Ambulatórios Gerais de Blumenau ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Segunda-feira, 22 de outubro de 2018 -

Horário de atendimento das salas de vacina é estendido nos sete Ambulatórios Gerais de Blumenau

 

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) divulgou nesta segunda-feira, dia 27, dados atualizados da campanha contra poliomielite e sarampo em Blumenau. Desde o início da ação foram aplicadas 11.651 doses contra poliomielite, e 11.102 contra o sarampo. Os valores correspondem, respectivamente, a 75,2% e 71,7% do total previsto. Devem ser vacinadas crianças na faixa etária de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

A meta do município é imunizar 95% das 15.490 crianças elegíveis até a próxima sexta-feira, dia 31, quando a campanha se encerra. Até a data os pais e responsáveis devem levar as crianças a um dos Ambulatórios Gerais ou unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina, sendo imprescindível a apresentação da caderneta de vacinação para avaliação e registro.

A Gerente da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Rosana Benvenutti, reforça a responsabilidade dos pais em garantir a proteção das crianças.

“O sarampo está circulando no país, e ele só poderá chegar a Blumenau se as crianças estiverem desprotegidas. Então fazemos um apelo aos pais e responsáveis para que levem seus filhos às unidades de saúde e realizem a vacinação”, alerta.

Horário estendido nos AGs

Para alcançar a meta e imunizar o maior número possível de crianças, a Semus decidiu manter estendido o horário de atendimento das salas de vacina de todos os sete Ambulatórios Gerais do município (Centro, Garcia, Velha, Escola Agrícola, Fortaleza, Itoupavas e Badenfurt). Até esta sexta-feira, dia 31, as unidades ficarão abertas até as 21h.

Bilhete na agenda

Os CEIs do município estão solicitando aos pais que levem a caderneta de saúde até a unidade de ensino. As crianças que ainda não foram vacinadas recebem um bilhete na agenda pedindo aos responsáveis que as levem a um ambulatório ou ESF.

Busca ativa nos ESFs

Agentes comunitários de saúde também estão fazendo a busca nominal das crianças que ainda não foram imunizadas. Cada ESF possui um registro das famílias que moram na região, e estes dados estão sendo utilizados na identificação das crianças não vacinadas. Assim, os profissionais entram em contato diretamente com os pais para as devidas orientações.

Quem deve vacinar?

Todas as crianças que se enquadram na faixa etária de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias, mesmo as que estejam com a caderneta em dia, devem ser vacinadas. Com relação ao sarampo, somente estão dispensadas da aplicação crianças que receberam a vacina tríplice viral a menos de 30 dias, mas isso não exclui a necessidade de que elas sejam imunizadas contra a poliomielite.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?