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Sexta-feira, 27 de novembro de 2020 -

Mutirão online de renegociação de dívidas termina segunda-feira

Ação é a oportunidade de o consumidor limpar o nome sem sair de casa

mutirão renegociação de dividasO mutirão online de renegociação de dívidas, organizado pelo Procon de Blumenau, termina nesta segunda-feira, dia 30. Pessoas que buscam limpar o nome ou negociar aquela dívida que está com dificuldade de pagar, podem fazer isso sem sair de casa, pelo site www.consumidor.gov.br. A ação é uma parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa.

De acordo com Rodrigo Eduardo Estevão, coordenador do Procon Blumenau e Presidente do Fórum Catarinense de Procons, a ação visa diminuir o número de endividados. “Outro ponto é a possibilidade do consumidor participar de cursos de educação financeira, tanto aquele oferecido pelo Banco Central, quanto as orientações da equipe de Finanças da Furb que, em parceria com o Procon, faz essas orientações”.

Para participar, o consumidor deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, até dia 30 e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

 

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