Rádio Clube De Blumenau Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller celebra 66 anos neste mês ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 09 de dezembro de 2018 -

Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller celebra 66 anos neste mês

 

Neste mês, a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller completa 66 anos de existência e o programa Biblioteca Ambulante chega aos 41 anos. Para celebrar esses momentos, a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) oferecerá atividades para o público na próxima segunda-feira, dia 30, às 10h, na sede da biblioteca, situada na Alameda Duque de Caxias, 64, no Centro Histórico.

Com entrada franca, a ocasião contará com apresentação musical da Banda Municipal de Blumenau, declamação de poesia e exposição. “Continuamos firmes nestes 66 anos apoiando e oferecendo um mundo mágico repleto de aprendizados e sonhos. Com ações oferecidas à comunidade, queremos construir, renovar e manter vivas as histórias de várias gerações”, destaca a gerente da Biblioteca Municipal, Araci Cristina de Carvalho. “Sempre estamos nos reinventando e caminhamos em harmonia com a era tecnológica, pois livros são eternos amigos da humanidade e estarão sempre ao alcance das pessoas”.

O começo
A história da biblioteca começou em 1940 com um pequeno acervo de dois mil livros. Em 30 de julho de 1952, a Lei nº. 354 institucionalizou o espaço e concedeu o nome em homenagem ao trabalho do naturalista alemão Dr. Fritz Müller.

A biblioteca foi instalada no terreno de Edith Gaertner, doado em 1963 à Casa Dr. Blumenau (atual Fundação Cultural). Na década de 1980, o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras, mas as duas grandes enchentes de 1983 e 1984 ocasionaram a perda de quase 75% da coleção.

Em 1986, longe do alcance das águas, ocorreu a inauguração do novo prédio que abriga até hoje a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. A comunidade dispõe atualmente de 65 mil volumes para leitura e pesquisa. O acervo engloba os mais diversos títulos para todos os gostos literários, como romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura e história, e diferentes necessidades de informação, como jornais diários e revistas, além de um acervo específico da língua alemã, com cinco mil livros.

A biblioteca oferece para a comunidade o empréstimo domiciliar e um local especial para estudo e pesquisas. Também desenvolve atividades de incentivo à leitura, promoção da literatura e ações culturais e artísticas como a Hora da Leitura (contação de histórias), Visita Orientada e Biblioteca Ambulante, palestras, debates literários, lançamentos de livros, exposições temáticas, auxílio em pesquisas, internet pública, semanas e saraus literários e resgate da língua alemã.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?