Rádio Clube De Blumenau Biblioteca Dr. Fritz Müller celebra 65 anos neste mês ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Terça-feira, 18 de fevereiro de 2020 -

Biblioteca Dr. Fritz Müller celebra 65 anos neste mês

Programação de aniversário prevê atividades culturais abertas ao público.

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller completa 65 anos e a Biblioteca Ambulante chega aos 40 anos. Os festejos estão programados para segunda-feira, dia 31, às 10h, na sede da biblioteca, que fica na Alameda Duque de Caxias, 64, Centro Histórico. Haverá declamação de poesia, exposição histórica e apresentação musical com o Espaço Kan. A entrada é franca.

As duas estruturas são mantidas pela Fundação Cultural de Blumenau. A história da biblioteca pública começou em 1940 com um pequeno acervo de 2 mil livros. A Lei Número 354 criou, em 30 de julho de 1952, a biblioteca cujo nome é em homenagem ao trabalho do naturalista alemão. As instalações ocuparam terreno de Dona Edith Gaertner, doado em 1963 à Casa Dr. Blumenau (atual Fundação Cultural). Nos anos 1980, o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras. Mas duas grandes enchentes (de 1983 e 1984) ocasionaram a perda de quase 75% da coleção. Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

A comunidade dispõe atualmente de 65 mil volumes para leitura e pesquisa. O acervo engloba os mais diversos títulos, para os mais variados gostos literários (romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história etc) e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas).

Além do empréstimo domiciliar, a biblioteca desenvolve atividades de incentivo à leitura e promoção da literatura, como: Hora da Leitura, Biblioteca Ambulante, Palestras, Exposições Temáticas, Visitas Orientadas, Auxílio em pesquisas, Semanas e Saraus Literários. A ela está vinculado o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) que, por meio do comitê regional, desenvolve ações como ciclos de palestras, oficinas literárias e o Circuito de Literatura Nacional Monteiro Lobato.

Livros sobre rodas

Um dos importantes programas de incentivo à leitura da cidade, a Biblioteca Ambulante surgiu sob iniciativa do professor José Ferreira da Silva, ex-diretor da Fundação Cultural de Blumenau (antiga Fundação Casa Dr. Blumenau). O veículo começou a circular em julho de 1977, sendo uma iniciativa pioneira em Santa Catarina. No princípio, a Kombi de deslocava pelo interior do município levando literatura para 17 escolas isoladas.

Em 2008, a Sociedade de Amigos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e VisaNet assinaram convênio para revitalização da Biblioteca Ambulante com a liberação de R$ 118 mil. Os recursos envolveram investimentos em literatura infantil, um veículo próprio (Kombi adaptada para essa finalidade), oferecimento de oficinas de pesquisa escolar nas instituições atendidas e atividades de incentivo à leitura.

Atualmente, a Biblioteca Ambulante visita 10 escolas multisseriadas e o Lar Elsbeth Koehler, oferecendo o serviço de empréstimo de livros diversos (literatura infantil, infantojuvenil e adulta, entre outros – conforme as demandas de informação do público atendido). Além disso, uma atividade de leitura ou contação de histórias é realizada, juntamente com uma ação de educação patrimonial desenvolvida em parceria com o Museu da Família Colonial.

Durante a passagem da kombi, cada leitor faz o empréstimo de obras literárias por 30 dias e, nesse período, pode efetuar a troca com os colegas. No mês seguinte a Biblioteca Ambulante retorna, recolhendo os livros e renovando os empréstimos. Além disso, os professores promovem trabalhos com os livros.

Em 39 anos, o programa de extensão da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller proporcionou o acesso à leitura para mais de 35 mil crianças. Todas essas escolas possuem a característica de se localizarem em regiões distantes do Centro, especialmente composta por filhos de pequenos agricultores. Além de cerca de 5 mil adultos compostos em sua maioria por idosos do Lar Elsbeth Koehler.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?