Quinta-feira, 27 de julho de 2017 -

Blumenau recebe Regional Sul de Bocha Paralímpica nesta sexta-feira

Compartilhe

A Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Desportos, juntamente com a Associação do Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu), vai sediar entre os dias 28 a 29 de abril mais uma edição do Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica.

Este é o terceiro ano consecutivo que Blumenau recebe a competição, sendo o 5º evento da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) a ocorrer na cidade. Durante esses dois dias, 71 atletas de 13 delegações vindas do Paraná, Rio Grande do Sul e de outros municípios catarinenses irão competir no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

A abertura oficial do evento ocorrerá às 9h e contará com apresentações dos alunos da Fundação Pró-Família e da banda da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi. Em seguida, já começam as disputas no pavilhão. O evento terá ainda a participação de dois medalhistas paralímpicos da Rio 2016, os irmãos Marcelo e Eliseu dos Santos, que conquistaram medalhas de prata na categoria Par BC4.

Os atletas, todos com 15 anos ou mais, disputam vagas para o 27º Campeonato Brasileiro Individual e para a 5º Copa Brasil de Pares e Equipes – eventos que concedem o benefício do bolsa-pódio aos atletas que conquistarem medalhas. Blumenau participará com seis atletas, nas classes BC2 e BC3. A expectativa, segundo a técnica Kátia Rozeli da Silva, é trocar experiências com os atletas dos demais estados.

Para a diretora do Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, o evento atrai os olhares da região sul para Blumenau e para o exemplo de inclusão e superação que o paradesporto representa. “Teremos aqui atletas de todos os lugares se superando, dando o seu melhor, são grandes exemplos para nossas famílias. Além de que este evento movimenta toda a economia da cidade, com ocupação de hotéis, transporte e alimentação”, ressalta.

De acordo com a assessoria da Ande, Blumenau é um grande polo paradesportivo nacional e por isso tem sido escolhida para sediar eventos como esse. “Em 2015, a cidade nos ofereceu até mesmo obras de infraestrutura de acessibilidade para sediar o evento. Isso foi fundamental para retornarmos. Com esse apoio local, temos toda a estrutura para promover o paradesporto, com ótimos locais de competição, boa participação de público e o apoio da sociedade”, declarou a entidade.

O encerramento está previsto para as 17h de sábado, dia 29, com a premiação dos atletas. O campeonato conta ainda com o apoio do Parque Vila Germânica, Fundação Pró-Família, Unimed, JC e SCS Sonorização e Fácil Comunicação Visual.

Curso de Arbitragem
As delegações que participarão do campeonato chegam nesta quinta-feira, dia 27. Neste dia, à tarde, iniciará o curso de arbitragem oferecido gratuitamente pela Ande às pessoas interessadas que poderão se inscrever no local a partir das 14h. À noite, ocorrerá o congresso técnico da competição, na Fundação Municipal de Desportos.

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *