Atendimentos em saúde em Blumenau aumentam 26% no horário extendido
|
Em 2016 as equipes dos quatro ambulatórios gerais (AGs) de Blumenau que funcionam em horário estendido, das 21h às 24h, realizaram mais de 28 mil atendimentos. O número é 26% maior do que no ano de 2015, quando 22.441 atendimentos foram feitos.
Desde que a Prefeitura de Blumenau implantou o serviço ampliado, em abril de 2013 nos ambulatórios dos bairros Velha e Garcia, foram 77.158 procedimentos realizados nessa faixa de horário, entre eles acolhimento, consultas e entrega de medicamentos.
As unidades que ficam abertas até a meia-noite são as localizadas nos bairros Garcia, Velha, Itoupava e Fortaleza. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é de que a população dirija-se aos AGs do município quando não há risco imediato à saúde e apresentando sintomas como dores de cabeça, no corpo, garganta ou ouvido.
Os ambulatórios atendem ainda situações de diarreia, vômitos, enjoos, sintomas de gripes e resfriados e pequenos ferimentos, entre outros procedimentos. O serviço de farmácia também funciona após as 21h, com entrega de medicamentos gratuitos. Durante o horário ampliado, moradores de qualquer bairro de Blumenau podem buscar atendimento no ambulatório do qual estiverem mais próximos.
No ano passado a unidade que mais registrou atendimentos foi a do bairro Garcia, com 8.471. Já o mês mais movimentado no horário ampliado, somando os quatro ambulatórios, foi março, com 2.852 atendimentos. Em todo ano de 2016, 28.334 atendimentos foram realizados.