Rádio Clube De Blumenau Médico infectologista alerta sobre o número de pessoas com sífilis em Blumenau ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quinta-feira, 06 de maio de 2021 -

Médico infectologista alerta sobre o número de pessoas com sífilis em Blumenau

Uma doença que não escolhe idade, sexo, nem classe social. É assim que especialistas descrevem a sífilis, transmitida pela bactéria treponema pallidum, principalmente por via sexual, mas também da mãe para o filho, durante a gravidez.

Quem não faz o teste e não fica sabendo que tem a doença, consequentemente não vai se tratar, o que pode causar cegueira, demência e más formações, no caso de fetos. Mas infectologistas destacam que o tratamento é rápido, assim como o diagnóstico, que pode ser feito com um único teste rápido, com resultado pronto em dez minutos. No caso da sífilis primária, uma única dose de penicilina benzatina intramuscular já o suficiente para a cura.

Os números em todo o Brasil preocupam e em Blumenau não é diferente. De 5 mil testes entre pessoas de 20 a 39 anos, mil deram positivo para sífilis. Já na população entre 55 e 60 anos, dos mil testes, mais de 200 deram positivo, somente em Blumenau e neste ano de 2017.

Tamara Caroline conversou com o Dr. Ivan Moura, médico infectologista do Cedap (Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção) que divulgou os números de pessoas que fizeram o teste em Blumenau e foram diagnosticadas com a doença e falou sobre como prevenir essa DST.

WhatsApp Image 2017-10-24 at 17.49.41

WhatsApp Image 2017-10-24 at 17.49.42

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?