Rádio Clube De Blumenau Museus municipais registram grande fluxo de estudantes ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quarta-feira, 19 de junho de 2019 -

Museus municipais registram grande fluxo de estudantes

Em apenas dois dias, passaram pelo Centro Histórico 217 alunos.

Os museus da Família Colonial e Hábitos e Costumes, mantidos pela Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), atenderam 217 alunos de três colégios e de um Centro de Educação Infantil esta semana. Nos dias 22 e 23 de maio, passaram pelos dois locais alunos provenientes de unidades de ensino de Blumenau, Indaial e Florianópolis. Visitas desse tipo podem ser agendadas com antecedência pelo telefone 3381-7516.

Constituído por um complexo de três casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, o Museu da Família Colonial é responsável por guardar e preservar a cultura material de várias famílias blumenauenses. Colaboradores da FCBlu recepcionam os visitantes caracterizados como personagens do tempo da colonização da cidade – Dr. Blumenau, Rose e Edith Gartner e Renata Dietrich – conferindo mais realidade para a história

Uma das casas foi a residência do comerciante e cônsul da Alemanha em Blumenau, Victor Gaertner, em 1864. Já a segunda, de 1920, era moradia de Reinoldo Gaertner, sobrinho-neto do fundador da Colônia. A terceira e mais antiga residência existente no Vale do Itajaí pertenceu ao imigrante alemão Hermann Wendeburg, secretário e guarda-livros de Dr. Blumenau.

Costumes

No museu de Hábitos e Costumes os visitantes podem conhecer a mostra temporária “Entre flores e aplicações”, que apresenta os apliques de vestimentas e broches com flores artificiais utilizados entre as décadas de 1930 e 1980. Conhecidos na atualidade como patchwork (trabalho com retalho), os adereços sempre fizeram parte da moda. Muitos eram produzidos com bordados e inseridos nas roupas por meio da costura, bem como em roupas de cama. Já as flores eram utilizadas como adorno, assim como as flores lapelas, utilizada pelos noivos em casamentos.

Além dessa exposição, o museu exibe a série de “Vestimenta da década de 1970”, no Espaço Expositivo “Moda”. A cada três meses a coleção é atualizada para fruição e preservação do acervo. O museu localizado no começo da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico.

Os museus ficam abertos de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. O ingresso custa R$ 5, estudantes e professores pagam meia-entrada. Crianças até 8 anos e idosos acima de 60 anos não pagam. O acesso às exposições é gratuito às quartas-feiras no Museu de Hábitos e Costumes.

Os visitantes

Museu da Família Colonial

Dia 22 de maio

Colégio Metropolitano (Indaial) – 41 alunos e quatro professores

CEI Nazaré (Florianópolis) – 31 alunos dois professores

Dia 23 de maio

Colégio Shalom (Blumenau) – 31 alunos e quatro professores

Museu de Hábitos e Costumes

Dia 22 de maio

Colégio Metropolitano (Indaial) – 41 alunos e quatro professores

Colégio da Lagoa (Florianópolis) -39 alunos e três alunos

Dia 23 de maio

Colégio Shalom (Blumenau) – 31 alunos e quatro professores

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?