Rádio Clube De Blumenau Vacina contra febre amarela disponível nos AGs a partir de amanhã ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 15 de novembro de 2019 -

Vacina contra febre amarela disponível nos AGs a partir de amanhã

A partir desta terça-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica, irá ofertar a vacina da febre amarela nos sete ambulatórios gerais da cidade. A indicação para a aplicação da vacina segue critérios do Ministério da Saúde (MS), que definiu a manutenção de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos 9 meses de idade com reforço aos 4 anos. Já para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Idosos, gestantes e lactantes devem passar por avaliação médica antes de serem vacinados.

Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, e pretendem viajar para áreas com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela, são as que devem se vacinar. Os meses de dezembro a maio são os de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do país. Em Blumenau, o último registro da doença foi feito em 2008. A maioria da demanda por vacinas no município é de viajantes. Em 2015 fora aplicadas pelas equipes da Semus 2.823 doses, enquanto em 2016 foram administradas 2.964 vacinas.

Sintomas

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), os sintomas iniciais são febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) com comprometimento dos órgãos vitais como fígado e rins. A investigação, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento podem ser realizados pela rede pública de saúde.

Onde buscar a vacina

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann

Rua José Reuter, 125 – Velha Central

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar

Rua Norberto Seara Heusi, s/nº – Escola Agrícola

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann

Rua Progresso, 141 – Progresso

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira

Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza

Ambulatório Geral Guilherme Jensen

Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 – Itoupava Central

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara

Rua Werner Duwe, s/nº – Badenfurt

Ambulatório Geral Heinz Schrader

Rua República Argentina, 2.077 – Ponta Aguda

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?