Terça-feira, 27 de junho de 2017 -

Humanização da região central é tema abordado por representantes de entidades na tribuna livre

Compartilhe
FacebookWhatsAppFacebook MessengerTelegramTwitterGoogle+SMSEmailCopy Link

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (21), o presidente do Sindilojas Blumenau – Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau, Emilio Schramm, ocupou a tribuna livre para falar sobre uma proposta de criação de um centro vivo, que valorize os pedestres no centro da cidade.

radio clube

Destacou que o projeto surgiu com objetivo de movimentar o centro da cidade depois do horário comercial. “A falta de movimento vem nos preocupando ao longo dos anos. É uma tendência que vem ocorrendo em capitais do país e que quando elas acordam para a situação de abandono geralmente gastam milhões em investimentos”, afirmou.

Disse que foi realizado um estudo em parceria com o Secovi e com o Sinduscom a partir de um escritório de arquitetura que avaliou a viabilidade de criar um novo modelo para a região central. Argumentou que a iniciativa foi criada com a premissa de criar três eixos: lazer, comércio e moradia.

Apresentou o diagnóstico da evolução dos principais bairros ligados ao centro da cidade. “Alameda, Victor Konder e Ponta Aguda são extensões do Centro e vem crescendo junto com a região central”. Disse que a intenção é humanizar o Centro e levar vida aos bairros do entorno.

Afirmou que as quadras da Avenida Beira Rio são muito extensas e por este motivo não são exploradas por comércios. “No projeto nós sugerimos a criação de galerias para suprir a demanda e ocupação de espaços”, sustentou.

Lembrou que há anos existiam meios de transportes (circulares) que se limitavam apenas a região central. Disse que o projeto traz de volta essa iniciativa para que os ônibus liguem os principais pontos do Centro. “A intenção é retirar muitos automóveis da região central no horário de rush”, sustentou.

Sugeriu ainda a construção da nova sede da Câmara de Vereadores ao lado do Fórum, onde hoje é a praça Victor Konder. “Daria para construir o Legislativo ao lado da prefeitura, com um estacionamento subterrâneo e ainda manter a praça”, defendeu.

Ao final, agradeceu o espaço concedido pela Câmara para apresentação da ideia e disse que todas as propostas foram apresentadas como sugestão de um plano diretor para a prefeitura de Blumenau. “Nós precisamos ter circulação e movimento de pessoas no Centro da cidade para continuar havendo vida na região central”, finalizou.

Compartilhe
FacebookWhatsAppFacebook MessengerTelegramTwitterGoogle+SMSEmailCopy Link
COMENTAR COM O FACEBOOK:

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *