Rádio Clube De Blumenau Alunos da Furb promovem Semana da África com várias atividades para a comunidade ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Segunda-feira, 22 de outubro de 2018 -

Alunos da Furb promovem Semana da África com várias atividades para a comunidade

 

Pelo terceiro ano consecutivo, estudantes da Furb promovem a Semana da África. Desta vez terá como tema África, berço da humanidade. De quarta, 23, até sábado, 26, alunos africanos, professores e público interessado estarão envolvidos em debates e apresentações artísticas, refletindo sobre a realidade do continente e exaltando a diversidade de sua cultura. Na Furb estudam 28 alunos vindos Angola (21), Cabo Verde (2), Benin (3), Guiné Bissau (1) e Gana (1), A maior parte deles participam da organização da Semana e também do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Furb. Todas as atividades se concentrarão no Campus I.

A Semana terá abertura às 18 de quarta-feira, dia 23, com a exposição Um olhar sobre a África, no espaço da Livraria da Furb. O saxofonista Lino fará uma apresentação musical. Às 19h, membros do NEAB, movimentos sociais e da comunidade africana (AfroBlu) debaterão a Sexualização do homem negro, na sala S 307. A mediadora será Letícia Maria.

Na quinta, dia 24, as atividades começam as 18h30, no auditório do Bloco T, onde o estudante angolano Otniel Acácio ministrará a palestra África não é um país. Em seguida, o professor José Endoença Martins falará sobre as identidades nigerianas presentes no livro O mundo se despedaça, de Chinua Achebe. As 20h20 o professor Marcos Rodrigues Silva ministrará a palestra Elementos epistemológicos a partir da Ubuntu na realidade brasileira. Em seguida a aluno Carol Andrade apresentará a palestra Vozes e saberes Afro.

Na sexta-feira, 25, Bel Haitiano faz uma abertura musical às 19h30, e às 20h será apresentada a peça teatral O contratado, de Pepe Sedrez, peça inspirada no poema O contratado, do angolano Antônio Jacinto. Em seguida estudantes farão apresentação de dança com os grupos Capivara Cultura Rítmica e B.O.N.A. Haverá ainda apresentação de poesia e freestyle, com o microfone aberto para quem quiser cantar, recitar ou falar. Todas as atividades ocorrerão no Galpão de Arquitetura.

A Semana da África se encerra no sábado, 26, com um torneio de futebol no Ginásio do Campus I, a partir das 8h30, e a festa de confraternização Made in Afrika, na Acecremer, na Rua Joinville.

A organização da Semana da África é da Comunidade AfroBlu, que conta com apoio do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros FURB, da Divisão de Cultura da Furb e da grife Ubuntu DNA.

Quarta-Feira (23/05) Quinta-Feira (24/05)
 

18h – Abertura da exposição “Um olhar sobre a África” – no saguão da livraria da Furb

– Apresentação musical com Lino, no sax

 

19h – Roda se conversa, com o tema “Sexualização do homem negro”, com a participação de membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, integrantes de movimentos sociais, grupo Afroblu e demais universitários. A mediadora será a estudante Leticia Maria.

Local: Sala S-307

 

 

 

 

18h30 às 20h –  Roda de conversa com o tema “África não é um país”, mediado pelo estudante Otniel Acácio

– Fala do professor Dr. José Endoença Martins sobre identidades nigerianas presentes no livro “O mundo se despedaça”, de Chinua Achebe”

20h às 20h20Coffee Break

– 20h20 às 22h – Palestra “Elementos epistemológicos a partir da Ubuntu na realidade brasileira”, com o professor Dr. Marcos Rodrigues Silva

– Palestra “Vozes e saberes Afro”, com a estudante Carol Andrade

Local: Auditório do Bloco T

Sexta-Feira (25/05) Sábado (26/05)
 

19h30 – Abertura musical com Bel Haitiano

20h – Peça teatral “O contratado”- peça teatral, de Pepe Sedrez. Inspirada no poema O Contratado, do Angolano António Jacinto.

– Apresentação de dança com os grupos de estudantes africanos Capivara Cultura Rítmica  e B.O.N.A.

– Apresentação de poesia e freestyle, com microfone aberto para quem quiser cantar, recitar ou falar.

Local: Galpão de Arquitetura Campos I

 

8h30 – Torneio esportivo – Ginásio Furb Campus I

Local: Ginásio da Furb, Campus I

 

21h – Festa de confraternização “Made in Afrika” – Acecremer, na Rua Joinville.

 

Organização:  Semana Africana FURB

Apoio: NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros FURB, Divisão de Cultura da FURB e Ubuntu DNA

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?