Sábado, 23 de setembro de 2017 -

Você sabe quando e como acionar o Conselho Tutelar?

Compartilhe

Em Blumenau, no ano de 1991 constituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.  O primeiro Conselho Tutelar foi instituído em março de 1992. A segunda Unidade foi criada em 1994. Em 2015, através da Lei Complementar nº 979, o município de Blumenau foi contemplado com a terceira Unidade do Conselho Tutelar.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente/ ECA, Lei Federal nº 8.069/90.

São três conselhos tutelares em Blumenau:

I – CONSELHO TUTELAR I – CT I: Boa Vista, Bom Retiro, Centro, Garcia, Glória, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Progresso, Ribeirão Fresco, Valparaíso, Vila Formosa, Vila Nova, Victor Konder e Vorstardt.
II – CONSELHO TUTELAR II – CT II: Água Verde, Badenfurt, Do Salto, Escola Agrícola, Passo Manso, Salto do Norte, Salto Weissbach, Velha, Velha Central e Velha Grande.
III – CONSELHO TUTELAR III – CT III: Fortaleza, Fortaleza Alta, Fidélis, Itoupava Central, Itoupava Norte, Itoupavazinha, Nova Esperança, Testo Salto, Tribess e Vila Itoupava.

Horário de Funcionamento: 
De segunda a sexta feira – das 8h às 19h, na sede do Conselho Tutelar

O Conselheiro(a) Tutelar trabalha também em regime de plantão, das 19h às 8h  de segunda a sexta-feira e durante 24 (vinte e quatro) horas aos sábados, domingos e feriados. No link abaixo você acessa os contatos de cada um dos conselhos:

http://www.blumenau.sc.gov.br/downloads/semudes/conselho_tutelar/enderecos.pdf

Para falar mais sobre o trabalho dos conselhos em Blumenau, Tamara Caroline recebeu no programa Boa Tarde Clube no dia 17 de maio, o conselheiro tutelar Emerson Felippi, que destacou também o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

Ouça a entrevista completa:

Tamara e Emerson

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *