Rádio Clube De Blumenau 24 de março: Dia Mundial da Tuberculose ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 20 de outubro de 2019 -

24 de março: Dia Mundial da Tuberculose

Considerada a doença mais letal do mundo, a Tuberculose afeta mais de 10 milhões de pessoas, levando a óbito anualmente mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada ano, são diagnosticados aproximadamente 70 mil novos casos e cerca de 4,5 mil mortes em decorrência desta doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria chamada “Bacio da tuberculose” ou “Bacilo de Koch”.

Para reforçar o combate à doença, no dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial da Tuberculose. Abaixo, o pneumologista cooperado à Unimed Blumenau, Dr. Eduardo Lopes, explica um pouco mais sobre a doença bem como evitá-la:

O que é Tuberculose?

A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria chamada Bacio da tuberculose ou Bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).

Transmissão da doença

Considerada uma doença extremamente contagiosa, a transmissão da Tuberculose pode acontecer por transmissão de aerossóis, ou seja, através da eliminação de minúsculas partículas por meio da tosse, respiração ou da fala.

Sintomas

Os sintomas da Tuberculose podem variar conforme a localização da doença e as condições clínicas da pessoa contaminada. O sintoma mais comum costuma ser a tosse persistente. A presença de tosse por três ou mais semanas (independente de ter ou não secreção) deve sempre ser avaliada por um especialista. Outros sintomas como emagrecimento, sudorese noturna ou febre podem também estar presentes.

Prevenção e tratamento para doença

A principal forma de prevenir a doença é evitar o contato com a pessoa infectada e sem tratamento. Por isso, a principal estratégia para controle dessa doença é o diagnóstico precoce e início rápido do tratamento.

Em situações especiais, pode ser realizado um tratamento profilático. A indicação desse tratamento é sempre avaliada por um médico especialista. Em crianças, a vacina BCG (recebida nos primeiros dias de vida), auxilia na proteção contra a tuberculose.

Os cuidados básicos para prevenir a doença são relacionados ao estilo de vida das pessoas como: não fumar, evitar o sedentarismo, manter um bom padrão de sono e tratar as comorbidades e doenças crônicas, com isso, o sistema imunológico aumenta e permite uma defesa melhor a uma eventual infecção por essa bactéria. Ambientes sempre ventilados também diminuem o risco de contaminação.

O tratamento consiste em uma combinação de antibióticos que devem ser utilizados por um período variado. Esse tratamento é gratuito e totalmente disponibilizado pelo SUS. Se realizado de forma correta, costumar ser eficaz, estabelecendo a total cura da doença.

“O Dia Mundial da Tuberculose é de extrema importância para sociedade. Com ele, podemos alertar e discutir com a população sobre essa patologia. Se as pessoas estiverem alertas sobre o assunto, é possível diagnosticar e tratar a doença precocemente e efetivamente, diminuindo, assim, os índices de mortes por Tuberculose”, conclui o pneumologista cooperado àUnimed Blumenau.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?