Domingo, 24 de setembro de 2017 -

Polícia Civil identifica hacker que aplicava golpes contra instituição bancária em SC

Compartilhe

A Polícia Civil, através da Divisão de Defraudações, deflagrou a operação Spam, para coibir fraudes de hackers contra instituições bancárias no Estado. Foi cumprido na manhã de terça-feira, 21, um Mandado de Busca e Apreensão na residência de um suspeito, de 25 anos, responsável pelo golpe, avaliado em R$ 400 mil, contra um banco. A ação policial ocorreu no Bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O suspeito foi indiciado por furto mediante fraude e depois de interrogado, foi liberado.

zY5nlZC4

De acordo com o delegado Raphael Werling de Oliveira, o acusado enviava e-mails Spam para diversas pessoas, sendo que, na maioria das vezes, essas mensagens continham um vírus do tipo keylogger. “Os e-mails simulavam páginas de instituições bancárias e solicitavam informações de clientes. Com isso, o investigado obtinha dados bancários sigilosos e, a partir daí, utilizava as contas bancárias para o pagamento de boletos e compras pela internet”, explica.

Segundo o delegado, ao identificar o pagamento indevido, o cliente contestava junto a Instituição Bancária.“Após comprovar a fraude, o cliente era restituído e o banco ficava com o prejuízo”, afirma.

O delegado disse ainda, que o método utilizado pelo hacker era de grande complexidade, inclusive, os IPs utilizados para o envio dos e-mails eram mascarados, dificultando sobremaneira a ação policial.

O cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão foi acompanhado por um perito, do Instituto Geral de Perícias, ocasião em que foram apreendidos os computadores utilizados nas fraudes.

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *