Rádio Clube De Blumenau Blumenau participa do Dia do Festival do Atleta Paralímpico ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018 -

Blumenau participa do Dia do Festival do Atleta Paralímpico

 

Evento será realizado em todos os 26 estados mais o Distrito Federal.

Ocorre em todo país neste sábado, dia 22, o Dia do Festival do Atleta Paralímpico, e Blumenau também promoverá ações em alusão. O evento é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e no município tem a parceria da Prefeitura, por meio do Programa Paradesporto.

Blumenau foi escolhida para participar em função do sucesso do programa paradesporto. Atividades em três modalidades, a bocha paralímpica, futebol de 7 e tênis de mesa paralímpico, serão feitas com cerca de 120 crianças com deficiência e 30 sem deficiência. A prática acontecerá na Uniasselvi, localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermann, nº 385, bairro Salto do Norte das 9h às 12h.

Todas as ações envolvendo as modalidades terão apelo lúdico, com o tema circo, e terão o objetivo de socializar as atividades paralímpicas desenvolvidas com as crianças de adolescentes.

Além disso, atividades já estão sendo realizadas nos últimos dias em parceria com escolas municipais para contribuir nos preparativos do festival. A Escola Básica Municipal (EBM) Leoberto Leal desenvolveu a parte cultural, como cartazes sobre inclusão.

Já a Escola Básica Municipal (EBM) Professora Norma Dignart Huber participou criando a arte dos circuitos, trabalho feito nas aulas de português. A professora da disciplina, Dagmar Passold, conta que se surpreendeu com as atitudes de alguns alunos durante a criação das atividades. “Pedi que eles fizessem um painel com fotos, mas me sugeriram que fizéssemos uma árvore. Então concordei com eles e fizemos a árvore com material reciclado. Falei a eles que a árvore precisaria de um nome, e de imediato falaram, ‘Árvore da Esperança’. Perguntei a eles o motivo pelo nome e a resposta foi maravilhosa. Disseram: por que nós temos esperança que essas pessoas passem a ser vistas com outros olhos pela sociedade”, conta.

Para a diretora do Programa Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, o objetivo das ações é trabalhar com a visão de todos, além de um único dia. “Estarmos nos movimentos paralimpicos no Brasil é muito importante para o desenvolvimento do paradesporto de Blumenau, e mais uma vez nossa cidade foi escolhida pelo CPB. Este festival com certeza trará bons frutos para a sociedade e aos alunos que estarão participando, interagindo e vivenciando as atividades paralímpicas de forma lúdica, vamos ter em todo o Brasil um grande e festivo dia nacional do atleta paralímpico e do movimento paralímpico”, afirma.

Continuidade ao trabalho

Para que a data seja refletida em atitudes contínuas, a Escola Básica Municipal (EBM) Olga Rutzen, organizou atividades onde os alunos terão a oportunidade de experienciar o dia a dia de uma pessoa com deficiência. Essa ação vai acontecer durante toda a próxima semana.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?