Rádio Clube De Blumenau A mulher e a Saúde - Saiba a importância do diagnostico e o tratamento correto da Endometriose ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 -

A mulher e a Saúde – Saiba a importância do diagnostico e o tratamento correto da Endometriose

 

Dr Solveig e Rose- 06-05-2016Doutor Solveig Davi Marchi, médico ginecologista,  foi o convidado do quadro A mulher e a Saúde, apresentado, nesta sexta-feira, 20,  no programa Show da Manhã da Rádio Clube.

Dr. Solveig falou sobre um trabalho apresentado pelo Doutor Luciano Gibran, do núcleo de endometriose do Hospital de Clínicas da USP – Universidade de São Paulo, que o deixou preocupado.

Quais preocupações são estas você acompanha no áudio abaixo:

Endometriose o que é?

endometrioseA Endometriose se caracteriza pela presença do endométrio fora da cavidade uterina. O endométrio corresponde ao tecido que reveste a cavidade do útero, preparando-o para receber o embrião. Em situações normais, quando não acontece a fecundação, este tecido se descama e é eliminado através da menstruação. Mas em casos de endometriose, o endométrio se desenvolve fora do útero e pode acometer além do peritônio, tecido que reveste a cavidade abdominal,  os ovários, tubas uterinas, ligamentos pélvicos, intestino, apêndice, bexiga e vagina.

A Endometriose, embora tenha sido relatada a primeira vez a três séculos atrás, é conhecida como a doença da mulher moderna. Esse conceito se baseia no comportamento feminino atual, onde as mulheres engravidam com idade avançada, têm menos filhos e experimentam frequentemente situações de stress. Esse comportamento propicia maior tempo de exposição do organismo ao estrógeno (pois menstruam mais) e redução de suas defesas naturais (por ansiedade e stress). Acomete de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva, e aproximadamente 40% das mulheres inférteis.

Conheça os sintomas

Existem 6 principais sintomas clínicos para a Endometriose:

  1. Cólica menstrual
  2. Dor na relação sexual
  3. Alterações no intestino na época da menstruação, apresentando sintomas como diarreia, intestino preso, sangramento anal)
  4. Alterações na bexiga e vias urinárias na época da menstruação, como aumento do volume das micções, dor ao urinar ou sangramento na urina.
  5. Dores agudas entre as menstruações
  6. Infertilidade
COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?