Rádio Clube De Blumenau Epagri/Ciram alerta para os valores extremos do Índice Ultravioleta em Santa ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Segunda-feira, 19 de abril de 2021 -

Epagri/Ciram alerta para os valores extremos do Índice Ultravioleta em Santa

A semana termina com predomínio de sol na maior parte do dia em Santa Catarina, com maior presença de nuvens no Norte do Estado. No Litoral Norte, pancadas de chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora do dia, com risco de temporal. O setor de meteorologia da Epagri/Ciram aponta que a temperatura estará em elevação rápida, especialmente no Oeste e Norte. O vento sopra de sul a sudeste e com rajadas mais intensas no litoral, e de sudeste no interior, fraco a moderado.

Para o fim de semana a previsão segue com sol em boa parte do Estado, mas deve chover entre o final da tarde e a noite de forma isolada nas áreas próximas do Paraná (Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e principalmente Litoral Norte). As chuvas serão mais volumosas no Litoral Norte. As temperaturas seguem elevadas, devem passar dos 30°C, inclusive na Serra Catarinense, podendo atingir os 35°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A Epagri/Ciram alerta que a exposição ao sol e ao calor requerem cuidados básicos. O meteorologista Marcelo Martins informou que o predomínio de sol com poucas nuvens, vai fazer com que o Índice Ultravioleta – IUV chegue ao nível extremo. “É importante que as pessoas tomem cuidado, usem protetor solar, roupas que possuam proteção IUV, coberturas de cabeças, como por exemplo, bonés e viseiras, especialmente em crianças e idosos. Requer também muita hidratação”, explicou.

IUV Categorias Precauções
16 Extremo Extra proteção!
Evitar sol ao meio-dia, permanecer na sombra, usar boné, camisa e protetor
15
14
13
12
11
10 Muito alto
9
8
7 Alto Em horários próximos ao meio-dia, procurar locais sombreados, usar camisa, boné e protetor solar.
6
5 Moderado
4
3
2 Baixo Você pode ficar no sol o tempo que quiser.
1
Precauções recomendadas pela Organização Mundial da Saúde

A radiação ultravioleta é uma parte da radiação solar que provoca desde o bronzeamento da pele até queimaduras e câncer de pele. O Índice Ultravioleta (IUV) mede a intensidade desta radiação e pode variar de zero a mais de dez. O mapa apresenta a previsão do IUV máximo (no horário do meio-dia solar) para 5 dias, obtida do modelo atmosférico global do CPTEC/INPE, considerando quantidade de ozônio, posição do sol, tipo de superfície, cobertura de nuvens e outros. Os valores de IUV são apresentados na tabela a seguir, com a categoria de risco associado e precauções necessárias.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?