Rádio Clube De Blumenau Lançada Operação Veraneio em Santa Catarina ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 25 de outubro de 2020 -

Lançada Operação Veraneio em Santa Catarina

Começou na manhã desta terça-feira, 18, uma das maiores mobilizações para prevenção e segurança em Santa Catarina, a Operação Veraneio 2018/2019. A solenidade de lançamento, na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis, contou com a presença de secretários de Estado, autoridades militares e demais envolvidos com a mobilização, que será colocada em prática durante a temporada de verão. A expectativa do Estado é receber cerca de cinco milhões de turistas nesse período.

Para oferecer serviços essenciais, e, especialmente, um ambiente mais seguro para as férias de turistas e cidadãos catarinenses, a Operação Veraneio vem aprimorando a forma de atuação e preenchendo necessidades que se apresentam a cada ano. Uma demonstração é a parceria com o Consulado e o Comando de Polícia de Missiones, na Argentina, que desde o ano passado facilita trâmites nas ocorrências envolvendo visitantes daquele país – que representam boa parte dos visitantes que veraneiam em Santa Catarina. Pela primeira vez, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), irá disponibilizar uma cartilha com informações em Espanhol.

A Operação Veraneio 2018-2019 será coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada, presidido pelo secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior. Além das polícias Civil, Militar e Rodoviária, Bombeiros, IGP e Detran, também atuarão de forma integrada às secretarias da Defesa Civil e da Justiça e Cidadania, além de Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Federal e Rodoviária Federal, bem como as prefeituras abrangidas por meio das guardas municipais.

A operação será realizada em 61 dos 295 municípios catarinenses, com investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões. “É um aparato muito grande envolvido na operação e essa integração ocorre de maneira cada vez mais forte porque acreditamos em resultados cada vez melhores”, disse o secretário Alceu.

Segurança Pública

Cerca de nove mil profissionais de segurança pública e outros mil guarda-vidas contratados contarão com cerca de duas mil viaturas, sete helicópteros e três aviões, além de quadriciclos, motonáuticas e embarcações. A novidade deste ano envolve, com a expectativa da vinda de 1,5 milhão argentinos, policiais e bombeiros do país vizinho, também integrados à operação. A participação deles foi viabilizada por meio de convênio de cooperação na área de segurança pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones (AR).

“Nós percebemos que as operações dos outros anos tinham dificuldades de integração entre as corporações, então, em 2018, começamos bem antes, com reuniões específicas e temáticas com a Marinha, por exemplo, que tinha dificuldade de fazer o flagrante por falta de um policial civil. Mudamos. Este ano, um delegado irá acompanhar as operações, agilizando os processos. Com essas integrações, não teremos esse problema específico”, explicou o secretário de Estado da Segurança Pública.

Para os 81 dias de operações, as corporações terão forte apoio tecnológico. Pela primeira vez um sistema de inteligência analítica foi adotado pela SSP. A plataforma tecnológica permitirá acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento. As autoridades terão acesso online para acompanhamento permanente via tablet e smartfone.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?