Rádio Clube De Blumenau Fundação Cultural vai homenagear Frank Graf ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 21 de setembro de 2018 -

Fundação Cultural vai homenagear Frank Graf

 
Apresentação de afilhada do maestro fundador da Orquestra da Furb é uma das atrações

fundação cultural de blumenau

A Fundação Cultural de Blumenau está de luto. Uma fita preta foi colocada na entrada da sede em homenagem ao maestro Frank Graf, criador da Orquestra da Furb. A prefeitura decretou luto de três dias. O ex-diretor do Departamento de Cultura, professor e maestro no Teatro Carlos Gomes e na Universidade Regional de Blumenau (Furb) morreu terça-feira, dia 17, em Curitiba (PR). O maestro tinha 73 anos e não resistiu à luta contra o câncer. Deixou a esposa Anelise, as filhas Henriette e Gabriele Ina e três netos. O sepultamento ocorreu na tarde desta quarta-feira, no Cemitério Vertical, em Curitiba. Este ano, no espetáculo dos 54 anos da Banda Municipal, no dia 21 de julho, no Teatro Carlos Gomes, ele será o grande homenageado da noite por uma cantora que foi sua afilhada no meio musical, a compositora e instrumentista Deisy D’ Lara.

Por ter convivido por muito tempo com a Banda Municipal de Blumenau, era muito querido e respeitado pelos servidores da Fundação Cultural. “Convivi quase nove anos com Frank. Ele me deu oportunidade para fazer arranjos musicais para a Big Band e a Orquestra da Furb”, lembra o maestro João Carlos Cunico. “Na época em que cursei Licenciatura Plena em Música, também tive oportunidade, por solicitação dele, de reger a orquestra da Furb com arranjos da Música Popular Brasileira. Foi meu professor de História da Música e de Canto Coral. A meu convite, em 1997, regeu a execução da Valsa do Imperador de Strauss com a Banda Municipal”, conta.

Natural Balneário Camboriú, radicada em Blumenau desde a infância, D’ Lara pode ser considera afilhada de Frank Graf no amplo sentido da palavra. Foi o maestro que deu uma guinada importante em sua carreira, e por coincidência ela irá cantar no show dos 54 da Banda Municipal. “D’ Lara recebeu apoio e aulas de Fank Graf. E na noite do aniversário irá interpretar uma composição que revela sua trajetória de vida. É uma forma de homenagear o padrinho”, comenta João Carlos.

O pastor Frank Graf nasceu no dia 19 de março de 1943 na cidade de Halberstadt, Alemanha. Foi Diretor do Departamento de Música Sacra da IECLB e secretário Municipal de Cultura e Turismo entre 1989 e 1992.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?