Rádio Clube De Blumenau Atendimentos em horário ampliado nos ambulatórios crescem a cada mês ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Terça-feira, 20 de abril de 2021 -

Atendimentos em horário ampliado nos ambulatórios crescem a cada mês

FOTOA Prefeitura de Blumenau implantou em abril de 2013 o atendimento em horário ampliado, das 21h à meia noite no Ambulatório Geral do bairro Garcia. Desde então, o número de AGs abertos no período noturno subiu de um para quatro e o número de atendimentos neste período registra aumento todos os meses, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

A quantidade de atendimentos do mês de março foi 25% maior que no mesmo período do ano passado, quando três unidades disponibilizavam os serviços de saúde em horário noturno estendido. O ambulatório geral do Garcia realizou em março de 2016, 889 atendimentos. No mesmo período, o AG da Velha registrou 799 atendimentos, o da Itoupava 739 e na unidade da Fortaleza, que passou a atender em horário ampliado em setembro do ano passado, foram 425 procedimentos e consultas nos últimos dois meses. Juntas, as equipes dos quatro AGs realizaram quase três mil procedimentos.

A ação da ampliação do atendimento até a meia noite iniciou com os AGs dos bairros Velha e Garcia e realizou em 2013 mais de 8.500 atendimentos. Desde a implantação até março deste ano, foram feitos mais de 56 mil atendimentos, a fim de descentralizar os serviços de saúde. Nos primeiros três meses de 2016, já foram prestados 7.329 atendimentos, entre consultas, procedimentos, curativos e entrega de medicamentos.

Para a secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, esse aumento da procura é prova da confiança da população nos serviços. “Com o horário ampliado conseguimos atender à demanda da comunidade, que muitas vezes não tinha onde buscar atendimento em saúde nesse horário ou ia para os pronto socorros da cidade, mesmo não apresentando casos urgentes.”, comenta a secretária.

Quando buscar um ambulatório

A Secretaria de Saúde orienta a população que em casos de necessidade de atendimento, dirija-se aos AGs do município quando não há risco imediato à saúde e apresentando sintomas como dores de cabeça, no corpo, garganta ou ouvido.

Além disso, os ambulatórios também atendem as situações de diarréia, vômitos, enjôos, sintomas de gripes e resfriados e pequenos ferimentos, entre outros procedimentos. Vale reforçar ainda o serviço de farmácia, com entrega de medicamentos gratuitos disponibilizados tanto em horário normal quanto após as 21h. Durante o horário ampliado, moradores de qualquer bairro de Blumenau podem buscar atendimento no ambulatório do qual estiverem mais próximos.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?