Rádio Clube De Blumenau 35ª Festa Pomerana acontece entre 10 e 21 de janeiro ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 07 de maio de 2021 -

35ª Festa Pomerana acontece entre 10 e 21 de janeiro

O ano nem chegou ao fim e Pomerode já iniciou os preparativos para mais uma Festa Pomerana, um atrativo do Vale Europeu durante o mês de janeiro. A tradicional festa da cidade mais alemã do Brasil chega a sua 35ª edição e será realizada entre os dias 10 e 21 de janeiro, no Parque de Eventos da cidade, ressaltando a cultura dos colonizadores através da gastronomia, competições, música e dança.

Reconhecida nacionalmente pela gastronomia alemã, as delícias típicas são a essência da Festa Pomerana, que resgata a cada edição a culinária mantida no dia a dia da comunidade. Pratos à base de porco, marreco, salsichas e outras iguarias formam um banquete, com fartas opções aos visitantes nos diversos espaços gastronômicos do evento. O cardápio contará ainda com opções de receitas sem glúten, sem lactose e sem carne. A bebida fica por conta das cervejarias artesanais da região, valorizando a produção local.

A programação cultural é variada e valoriza a dança e os costumes típicos. Visitantes e moradores se encantam com as apresentações e encontros, como do Grupos de Danças Folclóricas, de Tocadores de Bandoneon, o culto em Platt Deutsch, o concurso de Delícias da Tradição Alemã, as competições típicas e os desfiles pelas ruas com os reis, rainhas e princesas dos clubes de caça e tiro. Nessa programação, a grande novidade que promete movimentar o Parque de Eventos é o 1º Encontro de Tocadores deTeufelsgeige. O instrumento de percussão, conhecido também como violino do diabo, foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Segundo a tradição, ele deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. A expectativa é que 20 tocadores de Teufelsgeige se reúnam no dia 14 de janeiro, a partir das 13h.

O artesanato e os produtos locais de Pomerode terão novamente um espaço na Feira Comercial, Industrial e Artesanal. Em 12 dias, a Festa Pomerana promete então reunir música, dança e gastronomia típica em um alegre tributo à cultura e aos costumes dos imigrantes. Um verdadeiro resgate das tradições e sabores da Pomerânia.

Fotos: Daniel Zimmermann/Festa Pomerana.

 

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?