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Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 -

Projeto Gestão Transparente ganha prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública

 

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A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Gestão Governamental, foi vencedora do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Esag), com o Projeto Gestão Transparente. Blumenau disputou o prêmio com organizações das cidades de Florianópolis, Timbó, Chapecó e do Estado de Santa Catarina, na categoria “Qualidade na Gestão Pública”.

A apresentação do projeto foi feita pelo prefeito Napoleão Bernardes, que teve 20 minutos para fazer a defesa do projeto. Com a conquista, a Prefeitura de Blumenau garantiu a participação em um evento nacional ou internacional relacionado ao tema do prêmio com tudo pago (custeio da inscrição, passagens de ida e volta e hospedagem de até três dias para um integrante da equipe). Além disso, o município ganhou um Troféu e um Certificado de Reconhecimento.

Bernardes comemora a conquista e salienta que o projeto foi concebido com o objetivo de implantar e aperfeiçoar ações e ferramentas que fomentem a accountabillity em Blumenau, ampliando as formas de acesso às informações da administração municipal. “Esta é uma forma de promover a transparência e oportunizar a otimização do controle social aos cidadãos” complementa.

O secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa, salienta que para alcançar o objetivo proposto, foi definido inicialmente um pacote com dezesseis metas, desdobradas em inúmeras ações. “Elas estão agrupadas em cinco eixos, sendo eles gestão, normatização, inovação, capacitação e mais informações. Após alcançarmos as metas iniciais foi possível a ampliação dos desafios, sendo então planejados dois novos pacotes, com dezesseis metas cada, que totalizarão até o final de 2016, quarenta e oito metas”, explica.

Sobre o prêmio

O prêmio visa identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão, entendidas como um conjunto de ações e procedimentos que consolidam avanços na realização do interesse público, implementado em órgãos públicos e em organizações da sociedade civil em Santa Catarina. A iniciativa é do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Projeto Gestão Transparente

O Projeto Gestão Transparente foi concebido pela equipe técnica da Secretaria de Gestão Governamental e se tornou um dos pilares do atual governo. Constituído em 2013, ele é executado por um grupo intersetorial, reunindo servidores com formação multidisciplinar, representantes de seis secretarias do governo (Secretaria de Gestão Governamental, Secretaria de Administração, Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral, Secretaria de Comunicação e Gabinete do Prefeito).

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