Quarta-feira, 26 de julho de 2017 -

Morre o ex-chanceler alemão Helmut Kohl – Ele visitou Blumenau em setembro de 1991

Compartilhe
 Ele governou a Alemanha ao longo de 16 anos, mais do que qualquer outro chanceler federal. A queda do Muro de Berlim e a Reunificação são os pontos altos de sua carreira política.Morre o ex-chanceler alemão Helmut Kohl

Morreu nesta quinta-feira (16/06), aos 87 anos, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl. Ele governou a Alemanha ao longo de 16 anos, mais do que qualquer outro chanceler federal. A queda do Muro de Berlim e a Reunificação são os pontos altos de sua carreira política.

A informação foi inicialmente dada pelo tabloide Bild, e mais tarde confirmada, no Twitter, por seu partido, a União Democrata Cristã (CDU). Kohl estava há anos com a saúde debilitada e morreu em sua casa na cidade de Ludwigshafen, no oeste alemão. Desde 2008, estava em cadeira de rodas.

Mais longevo chanceler alemão do pós-guerra, Kohl ficou no poder entre 1982 e 1998. No período, foi um dos principais patrocinadores da introdução do euro, convencendo os alemães mais céticos a abrirem mão do marco, a moeda de então.

Foi também uma figura imponente que, em aliança com o ex-presidente francês François Mitterrand, pressionou por uma maior integração europeia – para muitos até hoje o maior tratado de paz da história do continente.

Na Alemanha, Kohl é celebrado, acima de tudo, como o pai da Reunificação, algo que ele conseguiu após a queda do Muro de Berlim, em 1989, e apesar da resistência de outras grandes figuras europeias, como a então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher.

Deutsche Welle

Visita a Blumenau

Em setembro de 1991, menos de um ano depois da reunificação da Alemanha, o chanceler alemão Helmut Kohl esteve em Blumenau. Fecharam a Rua XV de Novembro em plena tarde de dia útil para uma caminhada com autoridades. Pacientemente, o chanceler, acompanhado do governador Vilson Kleinübing  e do prefeito Victor Fernando Sasse, cumprimentou o povo que se enfileirou junto ao cordão de isolamento.

Pancho » Arquivo » Helrmut Kohl em Blumenau
A visita foi registrada por foto de Francisco Fresard, o Pancho, colunista do Jornal de Santa Catarina.

 

 

 

 

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *