Sexta-feira, 24 de novembro de 2017 -

Hospital do Pulmão alerta sobre o aumento das doenças respiratórias

Compartilhe

O inverno chega e traz com ele o aumento das doenças respiratórias. Isso porque no frio as pessoas procuram por lugares fechados, pouco arejados, onde o contato com vírus se torna muito maior. Além disso, a imunidade fica mais baixa, sendo uma grande oportunidade para doenças oportunistas.

O Hospital Dia do Pulmão de Blumenau, destaque como um dos 12 centros Nacionais de Referência da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – SBPT apresenta incremento da sua estrutura e equipe para o inverno de 2017.

“Dentro das premissas do HDP estão a agilidade e resolutividade, que só podem ser alcançadas com equipe qualificada”, destaca pneumologista e diretor do Hospital, Mauro Kreibich. A pneumopediatra Manoela Reimann Agne e a pneumologista adulto Caroline Uber Ghisi reforçam a equipe do Hospital, que conta com18 médicos especializados e 66 colaboradores.

Nos equipamentos, foram acrescentados mais um Pletismógrafo, que possibilita o estudo avançado da função pulmonar e o IOS, equipamento que mede a resistência das vias aéreas,  especialmente, em crianças e idosos que têm naturalmente dificuldades para a realização dos exames respiratórios. Na área da pneumologia pediátrica, seteprofissionais da equipe HDP também têm à disposição novo equipamento para o teste do suor, imprescindível para o diagnóstico da Mucoviscidose, patologia responsável por quadros respiratórios recorrentes nas crianças.

Para o diagnóstico da tosse crônica, que é a terceira maior causa de procura aos consultórios, foi providenciado o terceiro aparelho de phmetria, importante para diagnosticar quadros respiratórios como a tosse crônica e episódios asmatiformes, ocasionados pelo refluxo gastroesofágico nos adultos e crianças.

Sobre o hospital

O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

A sala de vacina do Hospital Dia do Pulmão está organizada de acordo com as orientações e normas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que visam garantir a aplicação da vacina (imunobiológico) dentro dos padrões de conservação, armazenagem e manuseio ideais. O local tem temperatura ambiente controlada de 18°C a 20°C durante 24 horas, e dispõe de câmaras para armazenagem e conservação de imunobiológicos com bateria autônoma. Toda a estrutura conta com gerador próprio de energia para garantir a conservação adequada das vacinas e assegurar a manutenção de todos os serviços.

Além disso, atende às recomendações federais necessárias e é reconhecida e é Acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e da obediência à legislação pertinente em vigência no Brasil.

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *