Rádio Clube De Blumenau Pesquisa mostra que consumo de bebidas quentes pode causar câncer ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quarta-feira, 26 de junho de 2019 -

Pesquisa mostra que consumo de bebidas quentes pode causar câncer

Foto 01A agência especializada em pesquisas de câncer da Organização Mundial da Saúde anunciou que o chimarrão e o café podem ter relação do consumo das bebidas com o desenvolvimento de câncer de esôfago. A avaliação sobre o potencial cancerígeno do consumo de café, mate e bebidas muito quentes foi publicada na revista científica The Lancet Oncology.

A causa não seria a erva ou o café, mas a temperatura da bebida. A entidade fez questão de explicar que, até determinada temperatura, chimarrão, café e chá não têm efeito cancerígeno.

As bebidas “muito quentes” são aquelas consumidas a temperaturas superiores a 65ºC, segundo a IARC. Estudos realizados na China, no Irã e na Turquia, e, no caso do mate, na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai, onde as infusões geralmente são ingeridas a pelo menos 70ºC, demonstraram que o risco de câncer aumenta com a temperatura da bebida, destaca a agência da OMS.

O câncer de esôfago é a oitava causa mais comum de câncer no mundo e responsável por 5% de todas as mortes por câncer, segundo dados da OMS. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre homens e o 13º entre as mulheres. Segundo o órgão, a estimativa é de que o país registre mais de 10 mil novos casos da doença em 2016. No último levantamento feito pelo Inca, 7.930 pessoas morreram devido ao câncer de esôfago em 2013.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?