Rádio Clube De Blumenau Faema e Furb formalizam parceria para nova etapa do Plano de Arborização ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quarta-feira, 19 de setembro de 2018 -

Faema e Furb formalizam parceria para nova etapa do Plano de Arborização

 

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb) iniciam a partir de agora o levantamento detalhado da situação arbórea da cidade. A ação compreende a segunda etapa de elaboração do Plano de Arborização. O convênio de parceria para a viabilização dos trabalhos de campo foi formalizado entre as duas instituições na manhã desta quarta-feira, dia 14, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do prefeito Napoleão Bernardes.

Segundo o presidente da Faema, Alexandre Baumgratz, o levantamento vai trazer em detalhes a situação atual da urbanização da cidade, incluindo o manejo necessário de algumas árvores para outros locais. “A prioridade é começar este trabalho na área central do município, incluindo também a região do bairro Victor Konder. O plano faz parte das políticas municipais do meio ambiente”, diz.

Para o professor do curso de Engenharia Florestal da Furb, Júlio César Refosco, “é preciso melhorar a urbanização existente no município, além de fazer o plantio de novas árvores. Será necessário também gerir tudo isso de forma adequada para trazer melhor qualidade de vida a curto prazo. Com a mudança, o município vai ganhar certamente em valorização”, afirma.

Os trabalhos de campo serão feitos com a participação da equipe de engenheiros florestais e biólogos da Faema e engenheiros florestais e técnicos da Furb. “Esse levantamento deve durar aproximadamente dois anos. Depois de concluído, iniciam os processos para transformar o Plano em lei municipal”, explica Baumgratz.

Outros anúncios realizados no evento
Na ocasião, também houve a assinatura do decreto que estabelece os procedimentos de tramitação dos processos de licenciamento ambiental na Faema. Além disso, foi sancionada a lei que dispõe sobre os critérios para a regularização ambiental em Blumenau, que agora passarão a ser norteados pelas resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). De acordo com Alexandre, a nova lei vai extinguir os graus de impacto que serviam de base para os procedimentos de regularização.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?