Segunda-feira, 20 de novembro de 2017 -

Prefeitura promove ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes

Compartilhe

Nesta terça-feira, dia 14, data em que é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) organizará uma ação junto à população com o objetivo de difundir informações e conscientizar sobre a importância da prevenção do diabetes mellitus. O evento ocorrerá das 8h às 15h, em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, situada na Rua 15 de Novembro.

Na ocasião, haverá atendimento gratuito para a comunidade, com verificação de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e orientações relativas à saúde. “Essas ações são importantes para chamarmos a atenção para a prevenção do diabetes. Nos últimos dias, intensificamos as discussões referentes ao tema, mas esse trabalho é contínuo. Nós dispomos de um serviço especializado que oferece atendimento interdisciplinar para pessoas com a doença: o Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD). Somente neste ano, a unidade já realizou mais de três mil atendimentos”, destacou a secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar.

Caminhada Azul e Mutirão de Exames de Fundo de Olho
Nos últimos dias, algumas ações foram realizadas em alusão à Semana Municipal do Diabetes. Na manhã deste domingo, dia 12, a Caminhada Azul reuniu cerca de 60 pessoas para abordar a prevenção do diabetes e os cuidados com a saúde do homem. Os participantes saíram da Rua 15 de Novembro e completaram o percurso no Parque Ramiro Ruediger, onde tiveram à disposição diversas atividades, como testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientações.

Já na sexta-feira, dia 10, o NAD recebeu o 5º Mutirão de Exames de Fundo de Olho, promovido em parceria com o Hospital de Olhos de Blumenau. Durante a oportunidade, aproximadamente 120 pessoas realizaram o exame oftalmológico para detectar alguma alteração na visão decorrente do diabetes. Os resultados foram fornecidos na hora.

Diabetes Mellitus
O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) e pode acontecer devido a problemas na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas. Atualmente, segundo estimativas, 387 milhões de pessoas em todo o mundo possuem diabetes. No Brasil, o número de pessoas diagnosticadas com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. Os dados são de pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.

Em Blumenau, estima-se que 15% dos adultos tenham diabetes mellitus, taxa que pode chegar perto dos 22% na população com idade superior a 65 anos. O NAD, serviço de referência situado no prédio do Ambulatório Geral do Centro, oferece atendimento especializado para pessoas que convivem com a doença. Em 2017, mais de três mil atendimentos foram realizados pela unidade. Em Blumenau, cerca de 3,2 mil pacientes atendidos pelo SUS são usuários de insulina.

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *