Rádio Clube De Blumenau Blumenau registra queda de 0,79% na inadimplência ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 23 de outubro de 2020 -

Blumenau registra queda de 0,79% na inadimplência

O índice de inadimplência de Blumenau caiu 0,79% em setembro de 2016, de acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, da CDL Blumenau. O cálculo é elaborado pelo Departamento de Economia de FURB e aponta que houve mais cancelamentos de registros (pagamento de dívidas e exclusão do cadastro) que novos registros (inadimplência de dívida e inclusão do cadastro).

De acordo com o professor e economista Bruno Thiago Tomio, do Departamento de Economia de FURB, esta é a terceira queda consecutiva no indicador. Porém, esta diminuição está desacelerando e quase se revertendo. Em relação ao número total de registros de setembro do ano passado, Blumenau apresenta decréscimo de 9,92%.  Já em comparação ao mês anterior, agosto, houve uma queda de 11,76%.

A quantidade de novos registros de setembro deste ano é bem próxima aos valores registrados no ano passado (8,48% menor). Ao encontro desse dado, em relação a agosto deste ano, houve uma queda no cancelamento de registros (-24,68%). Esta é a segunda queda mensal consecutiva.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, é preciso ficar atento para manter a queda da inadimplência. “A economia já começou a dar pequenos sinais de melhora, mas ainda requer muita atenção. Por isso, a CDL tem desenvolvido trabalhos nessa área, especialmente para diminuir a inadimplência” afirma Roncaglio.

O presidente explica que todas as semanas uma equipe da Furb está na CDL Blumenau para orientações financeiras gratuitas para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, uma vez por mês, a CDL promove o Fórum Análise de Crédito, que discute com os lojistas ações para melhor a análise do crédito e, consequentemente, diminuir a inadimplência.

Tamara Caroline conversou com o presidente da CDL sobre o trabalho que a Câmara de Dirigentes Lojistas vem realizando para diminuir a inadimplência na cidade:

Panorama

Em relação aos outros dados sobre a inadimplência em Blumenau, o mês de setembro de 2016 apresenta diminuição em quase todos os indicadores, ao contrário do que foi encontrado no mês anterior. No Quadro 1 há um resumo desses dados, com as variações mensal (agosto em relação a setembro de 2016) e anual (setembro de 2015 em relação a setembro de 2016). Em relação à variação mensal, destacam-se as quedas verificadas no número de registros (-11,76%), no número de pessoas (-8,32%) e no valor total que a população deve às empresas (-4,13%). Em relação a setembro de 2015, há quedas significativas nos registros (-8,48%) e pessoas (-4,46%), e elevações expressivas nos valores cancelados (129,71%). Os dados de inadimplência deste ano diferem bastante dos dados encontrados do ano passado, que são justificados pelo momento econômico ruim do Brasil, de Santa Catarina e de Blumenau.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?