Domingo, 25 de junho de 2017 -

Governo Federal visita municípios atingidos por fortes chuvas em SC e RS

Compartilhe
FacebookWhatsAppFacebook MessengerTelegramTwitterGoogle+SMSEmailCopy Link

Uma comitiva do Governo Federal visitou nesta segunda-feira (12) as áreas atingidas pelas fortes chuvas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante a passagem pelos estados, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, reafirmou o compromisso em auxiliar as regiões no restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas pelos desastres naturais. Ele esteve acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

“Estamos trabalhando para restabelecer o mais rápido possível as áreas atingidas e trazer tranquilidade para a população local. Já colocamos equipes técnicas da Defesa Civil Nacional à disposição dos estados para acelerar a elaboração dos Planos de Trabalho que vão permitir o envio dos recursos necessários para que as obras de reconstrução possam acontecer”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

Além de Osmar Terra, integraram a comitiva o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Dornelles Cairoli, senadores e deputados das regiões, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração, Renato Ramlow.

União de esforços – Segundo Helder Barbalho, o objetivo da união de esforços é garantir que as necessidades da população afetada sejam atendidas o mais rápido possível. “O ministro Osmar Terra e o diretor geral do DNIT, Valter Casimiro, nos acompanharam nesta visita, para que juntos pudéssemos verificar os pontos das estradas afetadas e, rapidamente, restabelecer o tráfego nestas rodovias”, complementou o ministro da Integração Nacional.

“Nós estamos dialogando com os governos destes estados. Os eventos ocorridos nos últimos dias demonstraram claramente a importância das obras de contenção e prevenção que foram realizadas, sobretudo no estado de Santa Catarina, fruto da parceria do Ministério da Integração e o governo estadual. Nosso objetivo é investir ainda mais em ações preventivas, para reduzir os impactos deste tipo de ocorrências”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

Prefeitos e parlamentares – Antes do sobrevoo na região de Lajes (SC), o ministro se reuniu com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para tratar sobre as obras já em andamento e as demais ações de apoio federal no estado. Já na visita a Uruguaiana (RS), Helder Barbalho orientou os prefeitos sobre os procedimentos para obter o reconhecimento federal e solicitar recursos da União por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Em outro encontro, que ocorreu na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em Porto Alegre, o ministro da Integração também se reuniu com 150 prefeitos da região e parlamentares da Bancada gaúcha.

Compartilhe
FacebookWhatsAppFacebook MessengerTelegramTwitterGoogle+SMSEmailCopy Link
COMENTAR COM O FACEBOOK:

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *