Psicologa Ana Claudia Lubitz fala sobre o que é síndrome do pânico
|
Nesta sexta-feira, dia 09 de fevereiro, esteve nos estúdios da Rádio Clube de Blumenau a psicologa Ana Claudia Lubitz, especialista em terapia cognitivo comportamental, para falar uma problema que atinge cerca de 1 a 3% da população brasileira por ano, que é a síndrome do pânico.
Ouça a entrevista completa:
Durante a entrevista Ana Claudia explicou que este problema é apresentado por aproximadamente 5% dos adultos, ou seja, milhares de brasileiros apresentam ao longo de sua vida pelo menos um ataque de pânico na vida, o que pode afetar a qualidade e vida social das pessoas.
Ela lembrou que a síndrome do pânico é mais comum em adolescentes e jovens adultos, cerca de metade dos indivíduos que têm transtorno de pânico o manifestam entre os 15 e os 30 anos. Mulheres são duas vezes mais propensas a desenvolverem o transtorno de pânico do que os homens.
O transtorno de pânico pode durar meses ou mesmo anos, dependendo de como e quando o tratamento é realizado. Se não tratado, pode piorar a ponto de afetar seriamente a vida social do indivíduo, que tenta evitar os ataques e acaba os tendo. De fato, muitas pessoas tiveram problemas com amigos e familiares ou perderam o emprego em decorrência do transtorno de pânico.
A psicologa apresentou o que caracteriza uma síndrome ou transtorno do pânico como também algumas causas, sintomas e tratamento.