Rádio Clube De Blumenau Sarampo: ministério recomenda vacinação de crianças que vão viajar ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 15 de dezembro de 2019 -

Sarampo: ministério recomenda vacinação de crianças que vão viajar

O Ministério da Saúde soltou um comunicado alertando pais, mães e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos. A recomendação é que todas essas crianças sejam imunizadas contra a doença no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para a viagem. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

Diante da suspeita de dois casos importados de sarampo em Santa Catarina, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da vacinação como prevenção à doença. Ambos foram notificados em Florianópolis, na última semana, e estão sendo investigados.

O último caso autóctone de sarampo registrado em Blumenau foi em 1997 e em 2003 foram confirmados dois casos de fora da cidade. Em 2019, o município segue sem nenhuma notificação, enquanto no Brasil, mais de 500 casos de sarampo já foram confirmados este ano.

Foram aplicadas em 2019, 11.823 doses da vacina TRIPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA,RUBEOLA)

As unidades de saúde de atenção básica de Blumenau, bem como os hospitais, já receberam orientações e recomendações sobre vacinação e notificação contra o sarampo. A população deve observar sua carteira de vacinação e em caso de dúvidas, a orientação é procurar uma unidade de saúde. Por mês, a Vigilância do Estado envia para o município cerca de 1,1 mil doses da imunização.

Podem se vacinar contra o sarampo pessoas que ainda não receberam a vacina, nos seguintes casos:

Crianças com idade entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias

– uma dose de vacina Tríplice Viral (SCR) aos 12 meses de idade;

– uma dose de vacina Tetra Viral (SCR Varicela) aos 15 meses de idade;

Crianças maiores de 5 anos e indivíduos até 29 anos

– duas doses de Tríplice viral e/ou Tetraviral (recebidas com intervalo mínimo de 30 dias);

Adultos acima de 30 anos, devem ter pelo menos uma dose da vacina tríplice viral, salvo aqueles com história de doença.

Há contraindicação da vacina para gestantes e pacientes imunossuprimidos. Pacientes com alergia à proteína do leite da vaca devem relatar a situação antes da vacinação. Pacientes com mais de 50 anos tem indicação de vacinar apenas em caso de viagem para localidades que tenham registro de casos da doença.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?