Rádio Clube De Blumenau Dois casos de dengue são registrados em Blumenau ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Terça-feira, 20 de agosto de 2019 -

Dois casos de dengue são registrados em Blumenau

Blumenau registrou os dois primeiros casos autóctones de dengue em 2019. As pessoas que contraíram a doença são um homem de 33 anos e uma mulher de 50 anos, ambos residentes no bairro Victor Konder. Os casos estavam em investigação desde maio e o resultado do teste da Fiocruz foi divulgado esta semana. Os pacientes já receberam tratamento e não apresentam mais os sintomas.

Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Programa de Combate à Dengue e da Vigilância Epidemiológica, registrou 29 casos confirmados da doença no município, sendo os 2 autóctones, ou seja, adquiridos em Blumenau, e outros 27 casos importados, sendo 10 deles adquiridos em outros estados que não Santa Catarina. Em 2018, foram registrados dois casos de dengue e um de chikungunya, todos importados; além de 169 focos do mosquito no município.

A coordenadora do Programa, Eleandra Casani, reforça a importância dos cuidados que cada pessoa pode ter para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em suas residências e no seu entorno. “É importante que a população nos ajude eliminando possíveis reservatórios de água, onde o mosquito possa depositar o ovo, já que este fica ativo no ambiente por até 1 ano e 2 meses, podendo virar larva. Desde pneus a tampinhas plásticas e cascas de ovo, pedimos que fiquem atentos e em caso de dúvida façam contato por meio da Ouvidoria da Saúde, no 156.”

Sintomas
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas como febre, dores de cabeça e nas articulações, enjoo e pode desencadear machas vermelhas pelo corpo. Apresentando esses sintomas, a pessoa deve procurar sua unidade de saúde de referência.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?