Rádio Clube De Blumenau Inadimplência cai 2,37% no mês de dezembro de 2016, em Blumenau ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Terça-feira, 13 de novembro de 2018 -

Inadimplência cai 2,37% no mês de dezembro de 2016, em Blumenau

 

O ano de 2016 fechou com boas notícias para o comércio de Blumenau. Depois de registrar alta no mês de novembro, o índice de inadimplência na cidade caiu 2,37% no mês de dezembro, o que representa que os cancelamentos de registros foram maiores que os novos registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O cálculo é elaborado pelo curso de Ciências Econômicas da FURB de acordo com os dados do SPC, da CDL Blumenau. Segundo o economista e professor da FURB, Bruno Thiago Tomio, o resultado indica uma reversão da tendência de alta que se apresentava no mês de novembro, confirmando a expectativa de queda no índice em dezembro.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, o índice é resultado de alguns fatores que contribuíram para a queda da inadimplência na cidade, como o pagamento do décimo terceiro salário e férias, que foi utilizado para quitar dívidas; a necessidade da população de ter o nome limpo para realizar novas compras no Natal e também a realização do 3º Feirão Limpe Seu Nome, que proporcionou melhores condições de negociações entre as empresas e os consumidores, ajudando o lojista a recuperar crédito e possibilitando que o consumidor pudesse voltar a fazer compras no comércio da cidade.

“Fechar 2016 com bons resultados é muito gratificante. A pesquisa reforça o trabalho realizado pela CDL ao longo do ano, desenvolvemos diversas ações para ajudar a reduzir a inadimplência na cidade e estimular as vendas no comércio blumenauense. Acreditamos que em 2017 os consumidores terão o orçamento financeiro mais equilibrado e assim, os comerciantes terão um maior retorno de créditos”, afirma o presidente.

Em relação ao mês de novembro de 2016, a pesquisa mostra que houve progressos em todos os indicadores, o que representa, segundo Tomio, que o comércio está recuperando crédito e as pessoas estão melhorando, livrando-se de dívidas e aprimorando seus orçamentos financeiros. Já em relação ao mês de dezembro, destaca-se o aumento no número de cancelamentos (20,83%) e na maior quantidade de pessoas saindo da inadimplência (13,20%).

Com o resultado da pesquisa, 2016 encerrou registrando uma série histórica do indicador de inadimplência de Blumenau, fechando o ano com somente cinco altas, ante sete quedas. Conforme dados anteriores, espera-se que o mês de janeiro de 2017 apresente nova queda na inadimplência do município. Ressalta-se ainda que o primeiro mês do ano costuma ser um dos principais meses de cancelamento de registros. Uma das explicações para esse fato, segundo o economista, é a vontade das pessoas de começar o ano com a “casa em dia”, isto é, com o orçamento equilibrado e sem dívidas.

inadimplência EBC

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?