Rádio Clube De Blumenau Comércio de Blumenau registra aumento nas vendas de Natal, de acordo com levantamento da CDL ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Terça-feira, 19 de março de 2019 -

Comércio de Blumenau registra aumento nas vendas de Natal, de acordo com levantamento da CDL

 

Um levantamento realizado pela CDL Blumenau apontou que para a maioria dos entrevistados (55%), as vendas de Natal foram melhores em 2018 quando comparado ao mesmo período de 2017. Para 23,4% as vendas foram menores e para 21,6% as operações comerciais ficaram bastante parecidas de um ano para o outro.

O único setor que vendeu menos foi o de vestuário e calçados (moda em geral). Neste 57,1% dos empresários relataram que as vendas de Natal, em 2018, diminuíram.

Para quem teve bons resultados, de acordo com o estudo, as vendas cresceram até 10% para 43,3% dos entrevistados. Para 11,6% dos estabelecimentos, as vendas aumentaram entre 11% e 20%.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, o resultado é positivo. “Viemos de anos difíceis na economia, com alto índice de desemprego. Além disso, passamos por uma grande instabilidade política, que gerou muita insegurança. Dentro desse cenário, temos 75% dos entrevistados que venderam mais ou pelo menos tiveram vendas parecidas. É um ótimo indicativo”, explica.

Pagamento

Analisando a modalidade de pagamento e quantidade de parcelamentos, nota-se que o consumidor está mais cauteloso. Apesar do cartão de crédito ter sido a modalidade mais utilizada para as compras de fim de ano, a segunda opção foi o dinheiro, seguida do cartão de débito e o crediário próprio.

Com relação a quantidade de parcelamentos, a maior parte dos consumidores optou por prazos menores. 60% parcelou em até cinco vezes, no máximo. Apenas 28,3% optou por parcelar em até 10 vezes. O número ganha corpo no setor móveis e eletrodomésticos (lojas de departamento), onde, levando em conta apenas este segmento, 91,7% dos clientes parcelaram em até 10 vezes as compras.

Destaca-se que no setor de vestuário e calçados, o crediário próprio das lojas é uma opção bastante utilizada (35,7%) dos consumidores, sendo que nesse setor sobe para 85,7% a opção em parcelar até cinco vezes.

“Nas conversas com os associados, notamos que o consumidor optou por comprar presentes mais baratos, evitando fazer dívidas por muito tempo. O parcelamento longo ficou, em geral, apenas para produtos de maior valor, como móveis e eletrodomésticos”, aponta Roncaglio.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?