Rádio Clube De Blumenau Procon orienta consumidores para as compras de Natal ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quinta-feira, 21 de janeiro de 2021 -

Procon orienta consumidores para as compras de Natal

O Procon de Blumenau orienta aos consumidores atenção especial nas compras de Natal, um período onde o aumento das vendas é perceptível no comércio e também na internet, evitando desta forma que os direitos não sejam violados. O consumidor deve fazer pesquisas sobre o produto que pretende comprar para conseguir o menor preço possível no mercado, além de verificar no ato da compra se o valor anunciado é o mesmo cobrado no momento de fazer o pagamento no caixa.

O Procon reforça que a venda dos produtos pelos estabelecimentos devem seguir conforme as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), com os respectivos preços nas etiquetas ou nas prateleiras. Por isso, no momento da compra é importante verificar as informações das embalagens, incluindo o preço cobrado à vista e as taxas de juros no caso de compras a prazo. A orientação do órgão de defesa é para que o consumidor esteja ciente de como vai fazer o pagamento, para evitar constrangimentos desnecessários.

Quando a compra do produto é destinada às crianças, o consumidor deve dar também atenção especial nas especificações das embalagens para verificar a qualidade do produto, composição, garantia e conferir ainda se a mercadoria possui o selo de conformidade do Inmetro e para qual idade indicada é destinada.

Os consumidores devem estar cientes de que alguns brinquedos podem conter elementos tóxicos nas composições e que não podem ser levados à boca, podendo ser uma brincadeira perigosa para as crianças que estão na “fase oral”. No caso de crianças alérgicas, observar a composição é primordial, já que o brinquedo pode conter substâncias tóxicas.

Nos casos de defeitos, o problema deve ser solucionado pelo fornecedor em no máximo 30 dias. Após este período, o consumidor escolhe se quer substituir o produto por outro da mesma espécie, bem como cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. Além disso, pode solicitar um abatimento no preço e ficar com o produto imperfeito. Se for um produto essencial, como fogão, geladeira, medicamento e alimento, por exemplo, a troca do produto por um novo ou o dinheiro de volta deve ser feito de imediato.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?