Quarta-feira, 16 de agosto de 2017 -

Gincana Cidade de Blumenau completa 25 anos em 2017

Compartilhe

Que Blumenau é uma cidade solidária, unida e com poder de reconstrução, ninguém duvida. Desde as grandes enchentes de 1983 e 1984 até a catástrofe de 2008, sempre foi possível sentir a garra dos moradores da cidade, blumenauenses autênticos ou de coração. Mas não é só nas tragédias que a solidariedade pode ser notada. Um dos eventos mais tradicionais do município, a Gincana Cidade de Blumenau (GCB), também demonstra isso.

Com este intuito foi criada, no ano de 1993, a GCB. Desde lá, integrantes de várias equipes vêm tentando mudar ainda mais a cidade com práticas culturais e de ações sociais. Em 2017, o evento completa 25 anos. A maioria dos moradores do município conhece, já ouviu falar da Gincana ou foi surpreendido por algum pedido inusitado de um gincaneiro. Seja para emprestar um LP, uma revista antiga ou um objeto exótico, muitas pessoas atenderam uma ligação ou abriram a porta das suas casas para quem precisava cumprir uma prova.

Mas muito mais do que uma brincadeira, a GCB é a comprovação do espirito solidário do blumenauense, pois a integração com a comunidade se dá, principalmente, com as provas de cunho filantrópico. O presidente da Liga dos Gincaneiros, Marcelo Spengler, destaca as arrecadações nesses 25 anos: “Os gincaneiros angariaram mais de 210 mil quilos de alimentos, 716 mil peças de roupas, 68 mil produtos de higiene e limpeza, 146 mil brinquedos, quase oito mil livros, 43 mil doações de sangue e 30 mil itens de material de construção. Temos muito orgulho de poder contribuir com os moradores e entidades do município”.

No ano em que o evento completa 25 edições, mais de 800 pessoas compõem as nove equipes inscritas: Amigos do Barney, Arromba, Capitão Caverna, Coringas, Lambda-Lambda, Mik Dundee, Safari, Sherlock e Tribo dos Anjos. Para esse ano, a Liga dos Gincaneiros, responsável pela organização do evento, garante que vem muita novidade.

Primeira prova social – de doação de sangue – já foi lançada

Em 25 anos, os membros da GCB ajudaram a salvar muitas vidas, com a realização de mais de 43 mil doações de sangue.  Todos os anos, as equipes se juntam na ação chamada “Dia D” para doar sangue. Nessa edição, mais uma vez, o Hemosc vai receber os gincaneiros em duas ocasiões, nos dias 1º e 8 de julho. Mas a prova já foi lançada e os integrantes começaram as doações, que não precisam ser realizadas somente nos Dias D. No total, devem ser realizadas mais de 180 coletas.

Para Spengler, essa ação é muito mais do que uma tarefa, é a demonstração do espírito solidário dos integrantes. “Quem é gincaneiro, atua durante todo o ano em ações beneficentes. Essa participação faz parte do DNA da nossa Gincana. E contribuir para salvar vidas, com a doação de sangue, é um dos motivos para seguirmos participando da GCB”, finaliza.

 

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *