Chuva deixa milhares sem energia no Vale do Itajaí
|
O temporal desta quinta-feira, 10, no Vale do Itajaí provocou queda de energia e também acidente de trânsito. Chuvas fortes atingiram as regiões de Apiúna, Indaial, Timbó, Blumenau entre outras cidades.
Na BR-470, entre Blumenau e Gaspar, uma árvore caiu sobre a pista e atingiu um motociclista. O condutor sofreu uma queda, mas não se feriu com gravidade. A pista foi liberada. Segundo a Celesc, quase 10 mil imóveis estavam sem energia nesta tarde na regional de Blumenau.
Em função da elevação da temperatura, muito comum nesta época do ano, a presença de chuvas pode ser tornar uma constante na região do Vale do Itajaí. A situação ocorre principalmente nos finais de tarde. Por isso, a Defesa Civil alerta à comunidade sobre os procedimentos que devem ser tomados para se prevenir de enxurradas, além de minimizar também possíveis acidentes.
As orientações priorizam a escolha de um local adequado para depositar o lixo ou entulho, evitando assim obstruir a passagem de água pluvial. Além disso, o morador deve evitar contato com a água da enxurrada, alagamento e inundação. A medida serve para evitar o risco de ser arrastado, levar um choque elétrico ou contrair doenças.
Orientações:
– Evitar construir em encostas muito íngremes e próximas a ribeirões e rios.
– Não jogar lixo ou entulho em locais impróprios.
– Não obstruir a passagem da água pluvial (chuva).
– Fazer periodicamente a limpeza das calhas e ralos.
– Não fazer cortes ou terraplanagem em encostas sem licença da Prefeitura. Isto pode contribuir para a instabilidade do terreno.
– Ficar atento ao nível dos rios e ribeirões perto de casa. Se estiver subindo, reunir a família e se dirigir para um local seguro.
– Evitar o contato com a água da enxurrada, alagamento e inundação. Isso serve para evitar ser arrastado, levar um choque elétrico ou adquirir doenças.
– Nunca dirigir em áreas inundadas. Se possível, estacionar em local elevado e esperar a água baixar.
– Acompanhar os boletins meteorológicos pelo site do AlertaBlu, além das informações dos veículos de imprensa.
Foto: Rômulo Jaboby (WhatsApp)