Rádio Clube De Blumenau Microempresas lideram as contratações na indústria catarinense ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021 -

Microempresas lideram as contratações na indústria catarinense

A indústria catarinense acumulou o melhor saldo de empregos do país de janeiro a outubro, com 5.146 oportunidades. O destaque é para as microempresas, grandes responsáveis pelo resultado. De janeiro a outubro, as indústrias com até 19 funcionários registraram 8.080 admissões a mais que demissões. No mesmo período, as pequenas perderam 4.654 postos. As médias e grandes também contaram dados negativos, 428 e 696, respectivamente. Os números, do Ministério do Trabalho, foram levantados pelo Observatório da Indústria da Fiesc.

A indústria têxtil e de confecções também teve um bom desempenho, em especial o subsetor de vestuário. Com as importações mais caras, os grandes magazines do país passaram a comprar mais de pequenas confecções. Em dólares, as importações brasileiras de têxteis e confecções caíram 32,2% entre janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Com isso, as pequenas confecções saíram ganhando. E com 18% do polo têxtil do Brasil, Santa Catarina levou vantagem. Dos 9.871 estabelecimentos do setor têxtil e de confecção no Estado, 85% são microindústrias e 12,5% são pequenas. O segmento é o líder isolado no saldo de empregos da indústria catarinense, com 6.299 postos gerados. Em segundo lugar vem o setor moveleiro, com 1.123.

Ao mesmo tempo, os segmentos que concentram empresas maiores foram os que mais sofreram com a recessão. O pior desempenho veio da indústria de minerais não metálicos (- 1.706), seguida pela mecânica (-1.647) e pela metalurgia (-936).

textil

Foto: Daniele Carline Peiker / Divulgação,Cativa Têxtil

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?